João Paulo 2º e João 23 são proclamados santos no Vaticano

foto: montagem/facebook


O papa Francisco proclamou neste domingo (27) a santidade dos papas João 23 e João Paulo 2º e pediu, em um grande cerimônia na Praça de São Pedro, que ambos os pontífices sejam inscritos nos livros dos santos da Igreja.

O rito foi feito em latim, ao começo do ato no qual a Igreja Católica eleva aos altares aos dois papas, em cerimônia que também celebrada com o papa emérito Bento XVI.

A proclamação da santidade dos dois papas foi recebida com um grande aplauso na Praça de São Pedro, assim como em outros lugares de Roma, onde dezenas de milhares de peregrinos se concentram perante telas gigantes de onde acompanham a cerimônia.

Francisco disse que os os pontífices foram "homens corajosos", que não tiveram "medo" de contemplar Jesus e que viveram os desafios do século 20. 

"São João 23 e São João Paulo 2º tiveram a coragem de olhar as feridas de Jesus, de tocar suas mãos. Não tiveram vergonha da carne de Jesus, não se escandalizaram dele, da sua cruz, não tiveram vergonha da carne do irmão", afirmou o Francisco. "Foram sacerdotes, bispos e Papas do século XX. Conheceram as tragédias desse século, mas não foram sobrecarregados e julgados por elas. O mais forte, neles, era Deus, a fé em Jesus Cristo Redentor do homem e Senhor da história", destacou Francisco.

Segundo o Papa, João 23 e João Paulo 2º também "colaboraram para recuperar a Igreja com sua fisionomia original", principalmente o primeiro, através do Concílio Vaticano 2º. "João 23 foi para a Igreja Católica um pastor, um guia, mas também guiado pelo Espírito Santo. Esse foi seu grande serviço pela Igreja. Por isso, gosto de pensar nele como o 'Papa da Docilidade do Espírito Santo'", afirmou Francisco. 
Rito de canonização

A parte mais importante e esperada da cerimônia foi o rito da canonização, quando o governador regional da Congregação para a Causa dos Santos, o cardeal Angelo Amato, apresentou a Francisco "os três pedidos" de canonização para ambos os papas, primeiro com "grande força", depois com "maior força" e, por último, com "grandíssima força".

Em seguida, o papa pronunciou a fórmula: "Em homenagem à Santíssima Trindade, pela exaltação da fé católica e o aumento da vida cristã, com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo e dos santos apóstolos Pedro e Paulo, após haver refletido largamente e invocado a ajuda divina e escutando o parecer de muitos de nossos irmãos bispos, declaramos santos João XXIII e João Paulo II".

E finalmente, pediu a que os dois papas fosse inscritos nos livros dos santos.

João Paulo 2º foi canonizado após um processo recorde por sua brevidade, graças a que Bento 16 autorizou abrir o processo sem esperar que passassem cinco anos desde sua morte.

No entanto, o processo para sua beatificação e posterior canonização passou por todos os requisitos, entre eles o dos dois milagres realizados por sua intercessão, o da cura da freira francesa Marie Simon-Pierre e o do costarriquenho Floribeth Mora, ambos hoje presentes em São Pedro.

Enquanto no caso de João XXIII, beatificado no ano 2000 por João Paulo II, o papa Francisco acelerou o processo ao assinar o decreto para seu canonização sem que se houvesse ainda comprovado o segundo milagre necessário para ser santo.
Missa com grande estrutura

A missa é oficiada pelo papa Francisco e cocelebrada entre 130 e 150 cardeais vindos de todo o mundo para esta ocasião, assim como 1.000 bispos e 870 sacerdotes se encarregarão de dar a comunhão.

Perante a impossibilidade que todos os fiéis possam entrar na Praça de São Pedro, há 17 telas gigantes distribuídas por toda Via da Conciliação e em outros pontos de Roma como a praça Farnese, Praça Navona e os Foros imperiais.

Os mais próximos ao papa são o cardeal vigário de Roma, Agostino Vallini, o cardeal polonês e histórico secretário de João Paulo 2º, Stanislao Dziwisz, e o bispo de Bergamo, Francesco Beschi, procedente da cidade natal de João 23.

Mas também está presente Bento 16, que ocupará um posto com os outros cardeais no setor esquerdo.

As delegações ocuparão os dois setores ao lado do altar, onde se instalaram toldos já que as previsões do tempo dizem que pode chover durante a manhã.

A cerimônia começou aproximadamente às 9h (4h em Brasília), já que este domingo se celebra a Divina misericórdia, festa da Igreja Católica que proclamou o papa João Paulo 2º. 

(Fonte UOL Com agências internacionais)

Prefeitura de Quixadá divulga programação da Semana do Trabalhador


A Prefeitura Municipal de Quixadá divulgou a programação da Semana do Trabalhador que terá início no próximo dia 28 de abril.

A Abertura da aludida programação dar-se-á início dia 28/05 (segunda feira), com a celebração da Missa do Trabalhador às 19h, na Praça José de Barros.

No dia seguinte, (29/05) é a vez da Prefeitura Itinerante, onde será ofertada gratuitamente uma vasta programação de serviços a comunidade a partir das 8h, se estendendo durante todo o dia. A partir das 18h, no Ginásio Gonzaga Mota, teremos a abertura dos campeonatos sub 13, sub15, master 35+ e master 40+.

No dia 30, a partir das 9h, haverá uma Audiência Pública na Câmara Municipal, onde será apresentado o Planejamento Trimestral da gestão municipal. Às 18h acontecerá a Abertura do Campeonato Estudantil, Ginásio Gonzaga Mota.
Ainda no dia 30, teremos a Festa do Servidor Municipal, onde haverá sorteio de vários prêmios, como eletrodomésticos, eletroeletrônicos, 01 moto 0km, dentre outros. O evento dar-se-á início a partir das 22h na AABB.

A festividade do dia 1º de maio começará às 8h com a abertura do Campeonato Municipal da 3ª divisão, no Estádio Abilhão, às 9h um grande torneio de futsal entre os servidores municipais na AABB e a partir das 16h o Grande Bingo na Praça José de Barros, onde teremos, dentre outras premiações, 03 motos 0km.
A animação da festa fica por conta das Bandas Gaviões do Forró e Federais do Xote.

O Encerramento da programação da Semana do Trabalhador será realizado dia 03 na Praça José de Barros, onde, na oportunidade, haverá diversas apresentações artísticas culturais.

As Cartelas do Bingo do Trabalhador serão entregues nas secretarias municipais, a partir dessa segunda feira (28).

Para o prefeito João Hudson, o evento é também uma oportunidade de comemorar as conquistas dos trabalhadores. “Ao longo da história o trabalhador enfrentou muitas lutas por melhores condições de trabalho e o dia do trabalhador é momento de comemorar e lembrar cada uma dessas conquistas. Unimos esforços para oferecer ao trabalhador uma grande festa”, acrescentou o Prefeito.

*Com informações da Assessoria da Prefeitura de Quixadá

PSDB impõe apoio a Aécio para se coligar com PMDB no Ceará


Os dirigentes regionais do PSDB fecharam questão: a aliança com o PMDB no Ceará está condicionada ao apoio do senador e pré-candidato ao Governo do Estado, Eunício Oliveira, à candidatura do tucano Aécio Neves à Presidência da República. Eunício integra a base de apoio à administração Cid Gomes (PROS) e ao Governo da presidente Dilma Rousseff (PT).

“Sem essa condição, não há como fazer aliança”, disse o presidente da Executiva Regional do PSDB, Luiz Pontes, ao revelar que até o momento não houve qualquer conversa entre o ex-senador Tasso Jereissati e o senador Eunício Oliveira sobre uma possível aliança do PSDB com o PMDB. “Tem muita especulação, muita balela e muitos boatos”, expôs Luiz Pontes, ao se referir ao noticiário recheado de informações sobre uma eventual candidatura do ex-senador tucano.

Uma possível candidatura do ex-governador ao Senado, em uma aliança com o PMDB, passaria a ser avaliada tendo o apoio dos peemedebistas ao nome de Aécio Neves. Como o PMDB integra a coligação nacional com o PT e tende a manter o apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff, os tucanos do Ceará trabalham para a formação de uma aliança com o PR que poderá lançar o ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, à sucessão do governador Cid Gomes.

Luto no esporte brasileiro: morre o narrador Luciano do Valle

Morreu na tarde deste sábado, em Uberlândia, o narrador esportivo Luciano do Valle, de 70 anos. Ele foi internado em um hospital particular da cidade mineira, na tarde deste sábado (19), após passar mal durante voo até a cidade - onde faria a transmissão do jogo entre Atlético-MG e Corinthians, no domingo, pelo Campeonato Brasileiro. O jornalista, que viajava de São Paulo, foi socorrido ainda no aeroporto da cidade mineira pelo Corpo de Bombeiros. A morte do narrador foi confirmada pela TV Bandeirantes, emissora na qual trabalhava(relembre narração dele no vídeo abaixo). O último jogo transmitido por ele foi a final do Campeonato Paulista - o título do Ituano sobre o Santos nos pênaltis no domingo passado.

De acordo com informações do hospital, o narrador deu entrada direto na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A causa da morte ainda não foi confirmada, e o hospital não passou mais detalhes sobre o ocorrido à reportagem. O médico que o atendeu no voo relatou à Bandeirantes que a passagem de Luciano foi sem sofrimento, uma "morte súbita". Infecção na aorta, embolia pulmonar e infarto são algumas hipóteses levantadas pelo médico, mas ainda é cedo para determinar a causa da morte.

O jornalista da TV Globo Marco Aurelio Souza estava no mesmo voo do narrador e contou o que se passou no avião.

- Ele não se sentiu bem durante o voo. Não teve nenhum rebuliço no avião. Ele só comunicou à comissária que não se sentia bem e pediu que, quando o avião descesse, chamassem um médico. Estava na primeira fileira. Todos os passageiros saíram, mas ele permaneceu. Quando eu saía, o comandante já tinha saído da cabine e conversava com ele indicando que tinha chamado um médico. A gente ficaria no mesmo hotel. Quem me relatava as coisas era o Fernando Fernandes, da Band. O Luciano já foi muito mal para o hospital. Meia hora depois, o Fernando me ligou para dizer que ele tinha morrido de um problema do coração - relatou o jornalista.

Luciano do Valle foi atendido no Hospital Santa Genoveva, mas não resistiu (Foto: Daniel Mafra)

O repórter da Bandeirantes Fernando Fernandes também estava no voo. Ele relatou, em entrevista para a emissora, que Luciano já não se sentia bem em São Paulo, antes do embarque.

- Tínhamos o voo às 13h30m de São Paulo para Uberlândia. Ele disse que estava com dor nas costas. No meio do voo, fui lá para a frente e vi que ele não estava bem, que estava suando - comentou Fernandes.


Luciano do Valle Queiroz nasceu em Campinas, trabalhava atualmente na TV Bandeirantes e foi narrador esportivo da TV Globo por onze anos. Chamado de "o melhor gol da TV", era considerado um dos principais profissionais da imprensa do país, tendo transmitido Copas do Mundo, Olimpíadas, Fórmula 1 e Fórmula Indy, além de ter sido apresentador do Globo Esporte. Foi o responsável por aumentar a programação esportiva da Band e valorizar esportes olímpicos - vôlei e basquete, por exemplo -, além de diversificar a cobertura de futebol, com espaço para divisões inferiores e jogos de veteranos.

Torcedor da Ponte Preta, Luciano iniciou a carreira na Rádio Brasil e ganhou destaque trabalhando na Rádio Nacional, em São Paulo. Pela emissora, participou da cobertura da conquista do tricampeonato mundial de futebol na Copa do Mundo do México. No mesmo ano, passou a fazer parte da equipe da Globo. A primeira transmissão ocorreu no basquete masculino, no Troféu Governador do Estado de São Paulo. Em 2003, ele também fez parte da equipe esportiva da TV Record.


Artigo do presidente do PSB-CE, Sergio Novais


Confira abaixo artigo do presidente do PSB, Sergio Novais, publicado no blog do Eliomar, sobre permanência de Cid Gomes à frente do Governo do Estado.

E combinaram com russos?

Depois de alguns dias de fatos e especulações políticas, o jogo de poder dos Ferreira Gomes foi aberto. A saída do Governador tinha alguns objetivos imediatos e de curto prazo. Vejamos: inicialmente garantiria alguma consistência à chapa a ser apresentada pelo Pros, pois o irmão mais falante seria candidato ao Senado. Logo a seguir teríamos a eleição pelos deputados, do presidente Zezinho Albuquerque, governador tampão (pasmem, com votos já garantidos até de alguns opositores). Em seguida teríamos a ascensão natural do deputado Tim Gomes à presidência da Assembleia Legislativa (ou seja, a fila do grupo político dos Ferreira Gomes ia andar – motivações pela luta do poder que avizinha-se).

Seguindo o raciocínio, teríamos o já ex-governador (o irmão mais dissimulado) continuar a ser governador de fato, porém, sem ter de ouvir vaias e sem precisar responder à situação caótica da segurança pública e ao abandono da falta de água no interior. Os problemas acumulados nos últimos 7,5 anos, seriam transferidos ao novo “gestor”. Novas esperanças, novas promessas, novas gincanas, novos atores no palco do poder. Livre de algumas atribuições do poder, o ex- governador, do seu apê, comandaria o governo e a campanha política simultaneamente. Receberia uma liderança política e ligaria para o governador de plantão para fazer o jogo político de acordo com seus interesses (teria sido assim, em 2010, na sua reeleição, com o esquema dos kits sanitários?). Este trabalho seria dividido com o irmão mais velho que, disputando o Senado, imporia o voto casado, ao Senado e ao Governo, uma barbada! Toda a máquina, todo poder, todo dinheiro, toda perseguição para ganhar a eleição. Para completar a cena, Arialdo Pinho operando e Canabarro maquiando os atores na televisão.

O cenário e os atores escolhidos já exercitaram estes papéis em outros espetáculos. A peça só teria certeza de bilheteria com o elenco treinado, tudo pensado por aqueles que traíram Tasso (o criador), Luizianne (a confiante) e muitos outros do interior do Ceará e da capital, onde o PSB se inclui. Poucos, que conheço, escaparam desta sanha. No plano nacional, Eduardo Campos sentiu o mau cheiro da traição e exigiu a retirada deles do partido. Aqui no Ceará, Eunício tenta afastar-se.

Aí onde entra um dos maiores gênios do futebol, Garrincha. Conta a lenda que pediram certa vez ao anjo das pernas tortas para sair driblando todos pela direita para então fazer o cruzamento que resultaria no gol. Vivo, o craque brasileiro questionou: vocês combinaram com os russos (referindo-se ao time adversário)?

O vice-governador Domingos Filho, que aderiu ao Pros com sua prole, quis participar do elenco principal, mas sempre ficava fora. Exemplo: como vice-governador tinha suas viagens de avião questionadas, nestes 3,5 anos no cargo, pelo poderoso chefão Arialdo. Domingos sentindo o mesmo cheiro citado, optou por não sair do cargo. Mostrou que, apesar da convivência com os FG’S, não perdeu a dignidade. Merece registro.

Com direito a piloura, encerrou-se o primeiro ato. Neste intervalo vale fazer algumas observações. A chapa situacionista será mais fraca! A fila não andou – o clima na Assembleia na sexta-feira era de velório, poucos riam! O governador vai tentar cumprir suas promessas no Cócó, na Cagece, na segurança, na saúde, com o interior, com os servidores . . . ! O vice- governador, chamado de aventureiro, fica até quando no partido?

Cabe ao PSB Ceará avançar para a nova política, cada vez mais distante destes jurássicos políticos, cujo objetivo é a perpetuação de privilégios e o autoritarismo. É preciso construir um novo projeto com o povo.

Sérgio Novais
Presidente do PSB-CE, membro da Executiva PSB Nacional.

Fonte: PSB-CE

Conselho da OAB-CE analisará pedido de interdição da cadeia de Aracati

A Comissão de Direito Penitenciário da OAB-CE pedirá ao Conselho Seccional da Ordem para solicitar a interdição judicial da cadeia de Aracati. O pedido inclui também a permissão para ingressar com uma ação civil pública, objetivando a construção de uma nova unidade prisional no município. A decisão foi anunciada hoje (16) pelo presidente da Comissão, Márcio Vitor Albuquerque, depois de avaliar os estragos deixados no prédio pela rebelião de presos, ocorrida ontem.

“A Cadeia foi palco de grave rebelião nesta semana em que foi destruída parcialmente, colocando em risco a população, os agentes penitenciários e policiais”, afirmou o presidente da Comissão. A expectativa da Comissão é de que o pedido seja incluído na pauta da próxima reunião do Conselho, ainda sem data.

A cadeia de Aracati já havia sido “condenada” pela Comissão, na vistoria que realizou no dia 16 de janeiro, quando foram constatadas diversas situações de descumprimento da Lei de Execução Penal e das garantias dos direitos humanos.

Segundo relatório elaborado pelos advogados, a unidade, que funciona em área central da cidade, teria capacidade para comportar 37 presos, estava como 107 internos, divididos em oito celas. À época, foi identificado que a estrutura da cadeia pública estava comprometida, com celas muito próximas às instalações de esgoto.

“Não há como funcionar com presos provisórios juntos com definitivos, regime fechado e semi-aberto, enfim tudo está relatado aí no relatório”, argumentou Albuquerque. Segundo o advogado, a nova cadeia deve ser construída fora da cidade, com estrutura adequada e capacidade para pelo menos 300 detentos.

“Todas as unidades devem conter sala do advogado”, completou. Márcio Vitor Albuquerque também é vice-presidente da Coordenação de Acompanhamento do Sistema Carcerário do Conselho Federal da OAB. A Coordenação se reúne pela primeira vez fora de Brasília, no próximo dia 25, na sede da OAB-CE. 

Com informações da assessoria de imprensa da OAB-CE

Interior recebe blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra

Quixadá, Limoeiro do Norte, Russas e Aracati foram os municípios do Interior do Estado escolhidos pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) para as blitzes do Programa de Combate à Fumaça Negra. No período de 8 à 11 de abril foram vistoriados 560 veículos, deste total, nove foram multados por emitirem fumaça acima do permitido.

As operações ocorreram nas rodovias: CE 060, km 155 (Quixadá); CE 265, km 56 (Limoeiro do Norte); BR 116, km 158 (Russas) e CE 040, km 136 (Aracati). Para a realização das vistorias, os agentes da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) contaram com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A medição da intensidade de fumaça gerada pelo veículo é feita através da escala de Ringelmann Reduzido, composta por cinco cores que representam o grau de poluição. Nos casos em que o veículo se enquadra em 20 e 40%, referente às cores mais claras, o automóvel é liberado. Já quando apresenta 60, 80 e 100% de fumaça preta, o proprietário recebe multa que pode variar de R$ 1.401,67 a R$ 5.606,71. No caso de autuação, o carro deve ser levado a sede da Semace em até 15 dias para nova vistoria. Se constatada a regularização, o valor da multa é reduzido em 50%.

Alerta

O técnicos da Geamo alertam para os danos que essa fumaça (resultado da queima incompleta de combustível) causam à saúde que vão desde irritação nos olhos e garganta à doenças crônicas. E que o objetivo das fiscalizações é conscientizar os motoristas sobre a importância da manutenção de seus veículos para o bem de todos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Semace

Vereador vai pedir intervenção do Estado no sistema de saúde do município de Quixadá

A situação da saúde pública do município de Quixadá, no Sertão Central cearense, é grave e despertou no vereador petista Higor Carlos uma pedida extrema, pedi que o Estado do ceará faça uma intervenção imediatamente no sistema público com objetivo de resguardar vidas.

Segundo nota do parlamentar, há sérios problemas em vários setores da administração municipal, porém, no momento especificamente a saúde é a pasta que mais tem feito a população sofrer.

“É público e notório o descontrole nesse setor. O “troca-troca” de secretários e a falta de projetos que garantam qualidade de vida para população impossibilita a atual gestão de assegurar direitos básicos aos usuários do sistema único de saúde”, cita o boletim de republico de Carlos.

A falta de medicamentos, materiais hospitalares, combustível para transporte de profissionais da saúde as zonas rurais, as péssimas condições de trabalho, onde faltam insumos básicos para o desenvolvimento do trabalho como receituários para prescrição, entre outros pontos alarmantes que levam as famílias a pagarem um preço altíssimo, inclusive com a vida, descumprido completamente com a lei 8080/90, que regulamenta o SUS, dispondo que a saúde é direito do povo e dever do Estado. Sendo assim, fica claro que tem uma lei sendo descumprida e que as consequências disso incluem vidas humanas que estão sendo negligenciadas e perdidas.

O descontrole financeiro no setor é outra questão que preocupante. A prestação de contas com o Conselho Municipal de Saúde, por exemplo, não é feito com regularidade. A omissão na prestação das informações ao poder legislativo sobre os gastos com a cooperativa Dinâmica, configura-se o real descumprimento da Constituição, bem como da lei 8.142/90 que regulamenta o controle social através dos Conselhos de saúde, com poder deliberativo.

Os relatos feitos por pacientes, populares, representantes de instituições, vereadores e imprensa, são absurdos e estarrecedores. As declarações expressas por ex-gestores da pasta, onde levantam suspeita de desvios são ilegais, imorais e ferem diretamente as leis vigentes.

“Essas e outras ações que vem ocorrendo na saúde em Quixadá, não são dignas de aplausos e muito menos de omissão, principalmente da Câmara de vereadores. O Poder Legislativo tem a obrigação de tomar de imediato as devidas providências”.

“Diante de tudo o que estamos vivenciando em nossa cidade, em especial na saúde; por ser porta voz da população; em nome da vida e no uso das minhas atribuições, venho informar a toda população que estarei na próxima sessão ordinária, requerendo conforme o “art. 15, da lei orgânica”, intervenção do estado no sistema de saúde do município de Quixadá”, promete o vereador Higor Carlos.

Fonte: REVISTA CENTRAL

Lula descarta ser candidato e pede fim de "boataria"

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu o fim da "boataria" sobre sua possível candidatura à presidência da república nas eleições deste ano. Em evento com blogueiros em São Paulo nesta terça-feira, Lula descartou a hipótese de se lançar como candidato e endossou seu apoio a Dilma Rousseff.

"Não sou candidato. Gostaria que vocês contribuíssem para acabar com essa boataria. A Dilma é a minha candidata", afirmou o ex-mandatário antes do início de entrevista com os presentes no evento.

"O que incomoda eles (oposição) é saber que eu estou vivo, com muita vontade de brigar. Acho que já cumpri com minha tarefa de silêncio profundo, de deixar a Dilma governar. Estou aí, motivado e disposto a não baixar a cabeça", afirmou Lula. “Eu vou trabalhar para a gente eleger a Dilma. Se eu vou voltar no futuro, só deus sabe. Eu acho que já cumpri com minha parte."

Lula demonstrou despontamento com a possível candidatura do ex-aliado do PT, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). “Na hora em que rompe com o PT, não há sinal de ir para a esquerda, o sinal é ir para a direita. Eu não compreendo”, falou.

Lula durante conversa com blogueiros em São Paulo Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula / Divulgação

Críticas à parte, o ex-mandatário lembrou a proximidade que mantém com Campos. “Sou agradecido com tudo que ele contribuiu e ele deve ser muito agradecido a tudo que o meu governo contribuiu para o Estado de Pernambuco", afirmou Lula. "Espero que ele faça a campanha, se for fazer uma campanha de apresentação, tudo bem. A Dilma precisa governar esse País para que o País não seja pego de sobressalto".

Mensalão, mídia e Petrobras

A conversa com os blogueiros foi bastante aberta. Após falar, foi aberto espaço de perguntas, através das quais Lula e os participantes debateram questões da política brasileira e mundial contemporânea.

Falando sobre a ação penal 470, Lula pesou o legado do julgamento para o Partido dos Trabalhadores e criticou o papel da mídia na cobertura. “Eu espero que o PT tenha aprendido a lição do que significou a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do mensalão. Essa CPI deixou marcas profundas nas entranhas do PT. Se o PT tivesse feito um debate politico quando deveria, e não ficasse esperando um debate jurídico, história seria outra", disse o ex-presidente.

Lula questiona até hoje o início das investigações que resultaram no processo do mensalão. “Penso como é possível uma CPI que começou a investigar R$ 3 mil reais, em uma empresa pública comandada pelo PMDB, investigou gente do PDT e acabou no PT”, falou o ex-presidente, ao se referir à CPI dos Correios, origem do escândalo do mensalão.

A autocrítica foi acompanhada de ataque à cobertura da chamada "grande mídia" e da defesa da democratização da comunicação no Brasil. “A história do mensalão vai ser recontada", afirmou. “A imprensa teve um papel de condenação explícita antes de cada sessão. Um massacre apoteótico. Um dia nós vamos saber qual é o papel dos meios de comunicação nessa questão do mensalão”.

Sobre a Petrobras, Lula citou que, em 2009, “se levantou uma CPI contra a Petrobras”. De acordo com o petista, o Tribunal de Contas da União sempre esteve dentro da empresa e que tudo será investigado. “Esse caso de Pasadena já foi para o TCU, já foi para o Senado, voltou outra vez possivelmente porque algumas das pessoas que estão ansiosas por uma CPI trabalham com a o enfraquecimento da Petrobras. Que brasileiro se interessa pelo enfraquecimento da Petrobras?”

Para Lula, a questão de Pasadena é usada com propósito eleitoral por membros da oposição. “A gente vê oposição que nunca quis CPI, agora tentando tirar proveito de seis meses de campanha”, concluiu.

Leia a entrevista completa com todos os assuntos no Portal Terra

Secretária de Saúde de Quixadá deixa o cargo após um mês como titular

na foto, a esquerda Selene Bandeira ao lado da também
ex-secretária Livia Mara
Nesta segunda, 07, acompanhada de seu esposo, ela fez uma visita ao prefeito João Hudson, ocasião em que deixou claro sua renúncia. Fontes indicam que houve um certo acirramento dos ânimos na ocasião.

Nerilene Nery deixa o cargo após apenas um mês à frente da pasta mais sensível da administração quixadaense. A gestão do prefeito João Hudson já utilizou sete nomes diferentes para conduzir a pasta, incluindo o de Nerilene Nery.

Na manhã desta terça-feira, 08, sem ato formal para não chamar atenção, o prefeito empossou a nova secretária Selene de Melo Bandeira, 43 anos, (à esquerda, na foto ao lado), que já trabalha há alguns anos na Secretaria de Saúde de Quixadá.

Fonte: MONÓLITOS POST

Morre no Rio o ator José Wilker






Ator, diretor, crítico de cinema, José Wilker morreu hoje, no Rio, aos 66 anos. Ele estava em casa com a namorada, a jornalista Claudia Montenegro, quando se sentiu mal – não teve tempo de ser hospitalizado. A causa da morte foi uma parada cardíaca. Cearense radicado no Rio desde a juventude, Wilker tem duas filhas, Isabel, com a atriz Mônica Torres, e Mariana, com a atriz Renée de Vielmond.

           
José Wilker nasceu em 20 de Agosto de 1947 em Juazeiro do Norte/CE. Ele começou a carreira de ator como membro do Movimento de Cultura Popular no Recife. Já radicado no Rio de Janeiro, seu primeiro papel no cinema foi no filme 'A Falecida' ao lado de Fernanda Montenegro, mas obteve grande destaque ao lado de Sônia Braga em 'Dona Flor e seus dois maridos' de 1976.

Ele deu vida também a personagens memoráveis na televisão, como Rodrigo, que era protagonista de 'Anjo Mau', e Roque Santeiro na novela de mesmo nome de 1985. Sua estreia em novelas foi em 'Bandeira 2' de Dias Gomes em 1971. Ele foi convidado para atuar na novela depois de vencer o Prêmio Molière pelo espetáculo 'O Arquiteto e o Imperador da Assíria'.

Como ator chegou a participar de produções internacionais, atuando até ao lado de Sean Connery no filme 'O curandeiro da Selva'. Frequente comentarista do Oscar na TV, ele também era crítico de cinema. Em 1996 ele lançou um livro chamado 'Como Deixar um Relógio Emocionado', que compilou várias de suas críticas.

Em 2004 ele interpretou o ex-bicheiro Giovanni Improtta em 'Senhora do Destino'. O personagem que depois seria levado ao cinema no último filme dirigido por Wilker, ficou conhecido pelos bordões: "felomenal" e "o tempo ruge e a Sapucaí é grande". Sua última participação em novelas foi em 2013, em "Amor à Vida", de Walcyr Carrasco.

Fonte:  ESTADÃO

Aliança PSB/Rede no Ceará realiza encontro regional em Quixadá

A direção estadual do PSB – Ceará, juntamente com a Rede Sustentabilidade, realizará, hoje dia 5 de abril, o seu sexto encontro regional, desta vez em Quixadá. Os primeiros quatro encontros foram realizados no Cariri (na cidade do Crato), na região Centro Sul do Estado (em Iguatu), no Maciço de Baturité (em Baturité) e em Fortaleza, onde reuniu lideranças da região metropolitana.

Os encontros têm como objetivo dar seqüência ao trabalho de reorganização da legenda no Ceará e ao planejamento para as eleições 2014, bem como coletar subsídios para um programa estadual de governo. Participam filiados, dirigentes, apoiadores, integrantes dos segmentos sociais do partido (Juventude, Mulher, LGBT, Negros, Movimento Popular e Movimento Sindical) e pré-candidatos da legenda, além de lideranças políticas dos vários municípios onde foram criadas comissões provisórias do partido.

Estarão presentes a deputada estadual Eliane Novais (PSB/CE), a representante da Rede Sustentabilidade no Ceará, Geovana Cartaxo, a presidenta do PSB de Fortaleza, Nicolle Barbosa; o secretário geral do PSB/CE, Jadson Sarto e lideranças locais. Na ocasião será apresentada uma mensagem em vídeo do presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, e da fundadora da Rede Sustentabilidade, a ex-senadora Marina Silva.

O encontro será realizado neste sábado, 05, às 9 horas da manhã no Balneário Cedro Clube, que fica localizado na Rua Pascoal Crispim, 297, ao lado do Colégio Sagrado Coração de Jesus.

Com informações da assessoria

Compartilhe nossas matérias no Facebook e Twitter, e deixe seu comentário logo abaixo ele é muito importante para nós.

Cheiro de pizza”: Base do prefeito fica com “CPI da Saúde” e PT com “CPI das Gaiolas”

Quatro meses depois de aprovadas por unanimidade pelos vereadores do município de Quixadá, no Sertão Central cearense, foram instaladas com “cheiro de pizza” as Comissões Parlamentares de Inquéritos - CPI’s da Corrupção. Apenas duas foram instaladas em virtude do regimento interno da Câmara Municipal,

Na manhã desta sexta-feira, 04, os vereadores de forma democrática escolheram os membros das duas comissões. A base de sustentação doprefeito municipal João Hudson(PRB) por ter maioria, conseguiu a presidência e a relatoria da “CPI da Saúde”. Esta comissão vai justamente investigar os supostos atos de corrupção durante as gestões do ex-refeito Rômulo Carneiro e do atual gestor, ou seja, os aliados do prefeito vão investigar a sua gestão, portanto, não se pode esperar um resultado positivo.

O vereador Laércio Oliveira(PPS) foi eleito como presidente da “CPI da Saúde”, a vereadora Ivana Magalhães(PTC) a relatoria, enquanto o opositor Luiz Gonzaga(PSC) ficou como membro. O presidente prometeu empenho e responsabilidade. “Eu como presidente quero deixar claro que vai prevalecer à transparência”. Ivana disse se perceber que os andamentos não estiverem dentro da seriedade, renunciará o seu cargo de relatora.

A esperada “CPI das Gaiolas fantasmas” ficou com o vereador petista Kelton Dantas, por sua vez, a Comissão vai apurar os atos de corrupção durante as gestões de seu partido e do seu colega Ereni Tavares de Lima- Capitão(PT). A relatoria ficou com o vereador Raimundo Silva – Louro da Juatama (PTC) e Iranildo Barbosa- Bacurim(PV) como membro.

Fonte: Revista Central

Esposa do prefeito de Quixadá e ex-secretário de Urbanismo retornam para cargos

O prefeito Municipal de Quixadá, João Hudson Bezerra Rodrigues, continua mudando os seus secretários de sua gestão. Recentemente mudou o diretor clinico do Hospital Dr. Eudásio Barroso, antes mudou a secretária de saúde.

No fim de fevereiro de 2014, o vereador César Augusto renunciou o cargo, na vagância a chefe de gabinete Brenna Calixto assumiu provisoriamente a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente-Seduma. Dias depois Eleri Ferreira da Hora (Eleri Matuto) foi empossado como secretário. Um mês depois o ex-secretário Antonio de Pádua retornou para o cargo 10 meses depois de ser afastado.

Nesta quinta-feira, 03, Antonio de Pádua foi empossado como secretário municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, com a missão de buscar concluir várias obras deixadas pela administração do prefeito Rômulo Carneiro. A esposa do prefeito Juvenina Calixto reassume a Secretaria de Ação Social.

O Secretário de Administração Weiber Cavalcante se afastou e Geórgia Gonçalves de Holanda Amorim volta a assumir a Pasta. O Secretário de Esportes, Juventude e Participação Popular deverá ser exonerado pelo prefeito.

Fonte: REVISTA CENTRAL

Faculdade Católica de Quixadá comemora aniversário de 10 anos


Faculdade Católica de Quixadá - 10 Anos Missa (1)Quixadá > A Faculdade Católica Rainha do Sertão (FCRS) comemora esta semana 10 anos de atividades no Sertão Central. Inaugurada aos 2 de abril de 2004, pelo então bispo da Diocese de Quixadá, dom Adélio Tomasin, a data foi marcada por uma celebração eucarística matinal presidida pelo atual bispo diocesano e chanceler do centro de formação superior, dom Ângelo Pignoli. Ainda estava prevista na programação do dia do aniversario uma conferência magna, com Carlos Hilsdorf, considerado pelo mercado empresarial um dos 10 melhores palestrantes do Brasil na atualidade. “Do sonho a realidade: Formando pessoas, transformando realidades”, era o tema da palestra.


Conforme a direção da Faculdade as comemorações prosseguem até o próximo sábado, dia 5, com a realização dos Jogos Internos Rainha do Sertão (JIRASE’S). Nesse período também continuarão sendo realizadas as ações da Católica na Comunidade, uma série de atividades de extensão universitária. Essas foram as formas encontradas pelos centros acadêmicos da FCRS para homenageá-la por ter aberto suas portas, com mais de uma dezena de cursos de formação superior, para milhares de estudantes de todo o Interior do Ceará e de Estados vizinhos.

Segundo o diretor geral da Faculdade Católica Rainha do Sertão, Manoel Messias de Sousa, sua história começou quando o primeiro bispo diocesano, dom Joaquim Rufino, criou o Instituto Teológico-catequético, no início da década de 1980. Anos depois, em 1988, dom Adélio Tomasin assumiu a missão diocesana, como segundo bispo de Quixadá, ampliando a formação vocacional. Anos depois, com o crescimento do número de seminaristas, em 1996, ele criou o Instituto Filosófico-teológico, com o curso de Teologia. Com a crescente demanda de procura o bispo emérito fundou a Faculdade Católica, em 2004. 

A Faculdade Católica também é considerada por muitos o investimento mais importante para o crescimento econômico da cidade. Antes limitada à produção agropecuária e a única indústria existente no Município, de calçados, Quixadá estaria parada no tempo. Com a chegada da faculdade o crescimento imobiliário foi impressionante, alavancando também o comércio local. Mais pessoas começaram a morar na cidade e até a autoestima da população se elevou. A avaliação é feita pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Quixadá.

Fonte:  Diário Sertão Central