Faculdade Católica de Quixadá comemora aniversário de 10 anos


Faculdade Católica de Quixadá - 10 Anos Missa (1)Quixadá > A Faculdade Católica Rainha do Sertão (FCRS) comemora esta semana 10 anos de atividades no Sertão Central. Inaugurada aos 2 de abril de 2004, pelo então bispo da Diocese de Quixadá, dom Adélio Tomasin, a data foi marcada por uma celebração eucarística matinal presidida pelo atual bispo diocesano e chanceler do centro de formação superior, dom Ângelo Pignoli. Ainda estava prevista na programação do dia do aniversario uma conferência magna, com Carlos Hilsdorf, considerado pelo mercado empresarial um dos 10 melhores palestrantes do Brasil na atualidade. “Do sonho a realidade: Formando pessoas, transformando realidades”, era o tema da palestra.


Conforme a direção da Faculdade as comemorações prosseguem até o próximo sábado, dia 5, com a realização dos Jogos Internos Rainha do Sertão (JIRASE’S). Nesse período também continuarão sendo realizadas as ações da Católica na Comunidade, uma série de atividades de extensão universitária. Essas foram as formas encontradas pelos centros acadêmicos da FCRS para homenageá-la por ter aberto suas portas, com mais de uma dezena de cursos de formação superior, para milhares de estudantes de todo o Interior do Ceará e de Estados vizinhos.

Segundo o diretor geral da Faculdade Católica Rainha do Sertão, Manoel Messias de Sousa, sua história começou quando o primeiro bispo diocesano, dom Joaquim Rufino, criou o Instituto Teológico-catequético, no início da década de 1980. Anos depois, em 1988, dom Adélio Tomasin assumiu a missão diocesana, como segundo bispo de Quixadá, ampliando a formação vocacional. Anos depois, com o crescimento do número de seminaristas, em 1996, ele criou o Instituto Filosófico-teológico, com o curso de Teologia. Com a crescente demanda de procura o bispo emérito fundou a Faculdade Católica, em 2004. 

A Faculdade Católica também é considerada por muitos o investimento mais importante para o crescimento econômico da cidade. Antes limitada à produção agropecuária e a única indústria existente no Município, de calçados, Quixadá estaria parada no tempo. Com a chegada da faculdade o crescimento imobiliário foi impressionante, alavancando também o comércio local. Mais pessoas começaram a morar na cidade e até a autoestima da população se elevou. A avaliação é feita pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Quixadá.

Fonte:  Diário Sertão Central

0 comentários:

Postar um comentário