Sertão Central ganhará Hospital Regional

Hospital Regional com 350 leitos.

Os municípios de Ibicuitinga e Choró, na Região do Sertão Central , receberam na noite desta quarta-feira (28/07) a visita do candidato à reeleição ao Governo do Estado pela Coligação Um Ceará Melhor pra Todos, Cid Gomes . Em Ibicuitinga, Cid, o candidato a vice-governador, Domingos Filho; os candidatos ao Senado Federal, José Pimentel e Eunício Oliveira, e o candidato a deputado estadual, Mauro Filho, foram recebidos pelo ex-prefeito do município, Francisco Anailton e por uma multidão de eleitores, na Praça 7 de Setembro. Em Choró, o minicomício aconteceu na praça da Rua da Alegria, com a participação de militantes e populares.
A população das cidades teve a oportunidade de ouvir do candidato sobre a verdadeira revolução da saúde que está acontecendo no Ceará, como a criação dos hospitais regionais do Cariri e do Norte, implantação de 21 Policlínicas e 16 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). Cid Gomes também citou a implantação de 32 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), já iniciada e da interiorização do SAMU (192) para todos os 184 municípios do Ceará. “Além desses investimentos, eu me comprometo em construir mais um hospital de grande porte, com 350 leitos, aqui no Sertão Central”, disse. Cid Gomes destacou ainda que até o fim deste ano , todas as residências do Ceará terão energia elétrica disponibilizada. Ele afirmou também que fará um trabalho na mesma linha, voltado para o abastecimento de água potável.
Para Leandra Maia Queiroz, 24, moradora de Ibicuitinga, a implantação de escolas profissionalizantes foi uma ação espetacular desenvolvida pelo Governo. “A questão da oportunidade de emprego para quem está ingressando no mercado de trabalho também foi imprescindível para a escolha do meu candidato, que é Cid Gomes”, completou. Aos 74 anos e residente na cidade de Choró, a Sra. Raimunda Oliveira de Sousa destaca a construção da Escola Profissionalizante de Quixadá – que atende à sua cidade. “Cid é um governador muito bom. Ele trabalha pelos pobres”, avalia.
Coordenadoria de Imprensa
Coligação “Um Ceará Melhor Pra Todos”

Veja as Ultimas da convocação da seleção brasileira


Pelo menos na primeira convocação, o técnico Mano Menezes cumpriu a ordem de renovar a seleção brasileira. Além de chamar vários novatos para o jogo contra os Estados Unidos, no dia 10 de agosto, em Nova Jersey, ele reduziu a média de idade da equipe em cinco anos e meio em relação ao grupo que disputou a Copa do Mundo na África do Sul.  
A média dos 24 convocados é de 23,6 anos. No Mundial, os 23 escolhidos por Dunga tinham média de 29,1 anos, a maior entre as 32 seleções que estavam na África e entre todas as seleções brasileiras na história das Copas.

Ramires é um símbolo do rejuvenescimento da equipe. Aos 23 anos e quatro meses, ele foi o jogador mais jovem da seleção brasileira eliminada para a Holanda, e agora está próximo da idade média – mais perto que ele, só o volante Lucas, que completa 23 anos e sete meses um dia antes do amistoso com os Estados.

Os “veteranos” de Mano são quatro jogadores, todos de 27 anos. Os goleiros Jefferson, de 2 de janeiro de 1983, e Victor, 19 dias mais jovem, lideram a lista, seguidos pelos laterais André Santos, nascido em março do mesmo ano, e Daniel Alves, de maio.
   O mais jovem é Neymar, do Santos, que tem 18 anos. Depois dele, vêm seu companheiro André e o desconhecido goleiro Renan, do Avaí, ambos com 19 anos. Ainda terão idade para jogar na Olimpíada de Pequim o lateral Rafael, o meia Paulo Henrique Ganso e o atacante Alexandre Pato, todos com 20, e o volante Sandro, com 21 anos.

Goleiros: Victor (Grêmio), Renan (Avaí) e Jefferson (Botafogo)

Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Rafael (Manchester United), Marcelo (Real Madrid) e André Santos (Fenerbahçe)

Zagueiros: David Luiz (Benfica), Henrique (Racing Santander), Réver (Atlético-MG) e Thiago Silva (Milan)

Volantes: Sandro (Internacional), Jucilei (Corinthians), Hernanes (São Paulo) , Lucas (Liverpool) e Ramires (Benfica)

Meias: Carlos Eduardo (Hoffenheim), Ederson (Lyon) e Paulo Henrique Ganso (Santos)

Atacantes: Robinho (Santos), André (Santos), Neymar (Santos), Alexandre Pato (Milan) e Diego Tardelli (Atlético-MG) 


Fonte: R7.COM

Prefeito garante mais um Festival do feijão

Mesmo com poucas chuvas e com a colheita reduzida os agricultores da região do distrito de Cipó dos Anjos não perderam a fé e irão manter a tradição, que é agradecer a Deus pela colheita do grão.
Andando pelo centro da Cidade é possível visualizar em alguns estabelecimentos públicos e privados um cartaz chamativo, ele circula com um único objetivo, convidar  a todos (a) para participar do VIII Festival do Feijão do Distrito de Cipó dos Anjos.  O Evento é uma promoção anual da Prefeitura Municipal em parceria com a Comissão de Mobilização Territorial de Cipó dos Anjos.
 
Segundo a organização da festa, aproximadamente duas mil pessoas deverão comparecer. “Estamos pensando em um evento que contemple a família do distrito, uma festa onde todos e todas poderão se divertir, desde a criança, o adolescente, adulto e idoso”, disse Rosa Buriti, Secretária do Desenvolvimento Social e vereadora da comunidade. 

O Festival acontecerá durante todo o dia 24 de julho, e contará com uma programação diversificada, com atividades que vão desde a missa em ação de graças, a palestras, apresentação de violeiros, bingo, desfile para escolha da Rainha do Festival entre outras.

Na oportunidade, equipe da Secretaria de Comunicação e Mobilização Social (SECOM), fará o cadastramento das famílias no Projeto ECOELCE, que visa a troca de materiais recicláveis por bônus na conta de energia. O projeto está presente em todas as comunidades do município, incluindo a sede e os distritos de Quixadá.
Para o prefeito de Quixadá Dr. Rômulo Carneiro, o evento se torna importante porque reúne os agricultores de toda região: “incentivo e apóio porque valoriza nosso agricultor, por isso tem nossa colaboração", explicou Rômulo.
Programação:

8h – Celebração da santa Missa

9h – Roda de Negócios – Comercialização Local

10h - Palestras com Agricultores BNB / Banco do Brasil /

10h30min – Apresentação do Banco de Sementes e plantas das Nativas – SPLAR/STIR

11h – Apresentação Cultural  - Violeiros

14h – Show de Talentos da Terra – Representantes das Comunidades

16h – Hora de brinca – Brinquedos infláveis

17h – Bingo – 1 Ventilador / 1 DVD / 1 TV

18H – Desfile para a escolha da Rainha do VIII Festival do Feijão

19h – Apresentação da Quadrilha Junina do Distrito do Educacional Cipó Dos Anjos

20h – Encerramento – Seresta
Com informações da SECOM-PMQ.

Filme em Quixadá - Cheiro de morte

"Homens com cheiro de flor", segundo longa do cearense Joe Pimentel, está sendo rodado em Quixadá. Entre ficção e realidade, o sertão é cenário para uma nova abordagem sobre os crimes de pistolagem.

Contemporâneo e polêmico. O novo longa-metragem do cineasta cearense Joe Pimentel promete. As gravações se encerram esta semana, no cenário cinematográfico dos monólitos de Quixadá. Após sete semanas no Interior do Ceará, tendo passado também por Cascavel e filmado ainda em Fortaleza, o produtor-diretor e sua equipe retornarão à capital exaustos, mas aliviados, após travarem nos sets uma luta constante em busca de um elemento abundante no Ceará, mas ironicamente escasso no período das gravações: o sol.

Com um orçamento muito limitado para a proposta inicial do roteirista Emmanuel Nogueira, "Homens com cheiro de flor" promete revolver o debate sobre uma prática ainda muito comum no cenário regional: a pistolagem. Seguro e realista, Joe Pimentel não garante uma mega-produção. Precisava de R$ 2,8 milhões. Só conseguiu captar a metade desse valor.

A dedicação do elenco é um dos trunfos do diretor para superar as adversidades na produção do novo filme que, mesmo a um ano da ocasião agendada para lançamento - o 21° Cine Ceará - já está intrigando o público. Há quem o tenha associado a outros temas, como a homossexualidade. Terão surpresas. Resta ver se a expectativa se traduzirá em bilheteria capaz de fazer frente ao filme anterior de Joe, "Bezerra de Menezes - O Diário de um Espírito", seu primeiro longa, em parceria com Glauber Filho, com produção de Luiz Eduardo Girão.

Joe não descarta a possibilidade de seu primeiro longa independente mobilizar o interesse de plateias numerosas, mas, por ora, prefere ressaltar o "amor à arte" como principal motivação, em um cenário de dificuldades para a produção audiovisual, no Ceará e no plano nacional. "´Bezerra de Menezes´ surpreendeu porque atraiu um segmento específico, os espíritas", reconhece, também mantendo o pé no chão da realidade. "Poderia ser melhor. Temos excelentes profissionais, tanto na frente como atrás das câmaras. Faltam apenas recursos econômicos. Abusamos da criatividade, mas não é suficiente para conquistar espaço nesse concorrido circuito, ainda dominado pela indústria cinematográfica americana. O cinema nacional sobrevive graças às políticas de governo nessa área".

Difícil seleção

O cineasta se refere aos editais do Ministério da Cultura (MinC) e dos Estados. Coincidentemente, quando resolveu fixar suas retinas no roteiro original - aproveitando o Concurso de Apoio ao Desenvolvimento de Roteiros Cinematográficos, inéditos de longa metragem, do gênero ficção de baixo orçamento, realizado pela Secretaria do Audiovisual do Ministério em 2004 -, Joe não imaginava enfrentar um desafio tão grande.

O projeto, assinado pela Lumiar Comunicação e Consultoria e pela Trio Filmes, foi selecionado entre 562 concorrentes. E conquistou o primeiro lugar dentre os cinco aprovados.

Não foi fácil. Apenas 10 projetos foram escolhidos para o "pitching" da banca examinadora. A maioria dos concorrentes apostava em projetos com um numero reduzido de sequencias e poucos personagens. Na proposta do cineasta cearense havia muitos personagens e várias locações.

Com 10 minutos para defender os planos esboçados ao longo de noites e mais noites sem dormir, Pimentel se concentrou  e disparou sua munição. O tiro foi certeiro, mas, como em confronto de bala é difícil não sair ferido, o cineasta foi obrigado a reduzir as sequências cinematográficas, de 100 para 81. O roteiro original perdeu mais um pouco da sua essência, mas manteve a aposta em um viés antropológico na abordagem do tema proposto.

 O roteiro também foi contemplado, em 2009, no VII Prêmio Ceará de Cinema e Vídeo, do Governo do Estado do Ceará. Assim, o projeto nasce inserido integralmente na política de regionalização da produção cinematográfica nacional. Une um roteiro premiado pelo MinC - que tem fomentado a formação e o surgimento de novos roteiristas - com a experiência do realizador audiovisual cearense, reconhecido por trabalhos premiados como os curtas-metragens "Retrato Pintado" e "Câmera Viajante".

Matadores no sertão

"Homens com cheiro de flor" trata de um assunto polêmico, contundente, mas ainda sem o devido aprofundamento pelo cinema brasileiro: o cotidiano dos matadores de aluguel. Para esses homens, matar é um negócio que faz parte da economia de mercado. E cada alma, de acordo com sua posição social, tem um preço. O mais impressionante é que esse comércio da morte ainda faz parte da paisagem rural e urbana do Brasil, estampando com frequência as manchetes dos jornais.

 O enredo transita em torno da história de três pistoleiros. Deodato, que deseja abandonar o ofício; Zé Galego, que ao matar a bezerra da fazendeira Maria Calaça, embora meio desajeitado, acaba se envolvendo com o malfadado ofício de encaminhas almas para o inferno, ou para o céu; e Custódio, que deixa de ser policial para se transformar em matador de aluguel.

No entrecruzamento da vida desses três personagens se revela a antropologia da pistolagem: crenças, costumes, lendas, desejos e valores. O roteiro desenvolve-se pelo que Carl Gustav Jung chamou de sincronicidade: não se prende a uma descrição sequencial dos acontecimentos, mas se presta a elencar a coincidência dos eventos, em que todos os personagens principais são intérpretes de uma mesma situação. Daí a ausência de um protagonista. Isso acontece por meio de uma narrativa cinematográfica entrecortada, permeada de flashbacks e, principalmente, pela utilização de cenas repetidas sob pontos de vistas diferentes.

 Além do auxílio do experiente diretor de fotografia Antonio Luiz Mendes, Joe Pimentel se considera feliz na escolha do elenco para o novo filme. A aposta é em atores e atrizes de teatro, cinema e televisão, nomes de exposição ainda não tão intensa para um público mais amplo. Joelson Medeiros (Deodato), Démik Lopes (Zé Galego), Aury Porto (Custódio da Cruz), Simone Iliescu (Romana) e Guilherme Tortolio (Miguel adolescente) e Arthur Mota (Miguel criança) se destacam no elenco. Victória Pozzano (Raquel), Pedro Domingues (Ananias), Nelito Reis (Regivaldo), Joca Andrade (Antônio), Rodger Rogério (Julião) e Fabíola Liper (Calaça) também integram o cast. Pondo em cena os matadores.

Fique por dentro

Violenta realidade

Algumas horas antes da gravação de algumas das últimas cenas do longa-metragem no Centro de Quixadá, tendo como cenário de fundo o Colégio Sagrado Coração de Jesus, um crime de pistolagem se consumava a alguns quilômetros dali, na vizinha cidade de Banabuiú. Dois pistoleiros tentaram executar um policial militar e acabaram sendo mortos no confronto. O policial ficou ferido. Um cunhado dele não teve a mesma sorte. A polícia já identificou e procura o mandante do crime, que contratou os matadores de aluguel. Enquanto isso, familiares lamentam as mortes dos "homens com cheiro de flor".

ALEX PIMENTEL
Colaborador Diário do Nordeste.

Jogos Olímpicos promovem alegria no sertão

Ginásio Fernando Holanda principal local dos jogos olímpicos

O evento além de mobilizar o Distrito de São João dos Queiroz proporciona momentos de lazer com incentivo as práticas esportivas
Entre os dias 19 e 24 de julho acontece no distrito de São João dos Queiroz a XXII edição dos Jogos Olímpicos, a tradição reúne todos os anos delegações de atletas de várias modalidades, são caravanas vindas de toda região, a exemplo das cidades de Ibaretama, Ibicuitinga, Ocara entre outras.  A cerimônia de abertura está prevista para se iniciar por volta das 18h do próximo dia 19. Na atividade além dos participantes e da população, são aguardadas autoridades como, prefeitos e gestores da pasta de desporto dos municípios participantes, que deverão assim como Quixadá marcar presença.  Na oportunidade o Distrito apresentará suas manifestações artísticas e culturais.

Todas as modalidades serão disputadas com garra e muita determinação em uma programação onde todos (a) têm o direito de participar, seja nos jogos de futebol de salão, futevôlei, futebol society, vôlei de quadra, cavalhada, natação, e até sinuca e show de calouros.

O Ginásio Fernando Holanda será palco das principais partidas. A evolução do Movimento Olímpico fez com que os dirigentes do Comitê Organizacional procurassem a Prefeitura, na pauta a principal reivindicação foi à reforma no Ginásio, que precisava passar por melhorias em sua infra-estrutura interna e externa. De imediato o prefeito de Quixadá, Dr. Rômulo Carneiro, atendeu. Segundo Rômulo os jogos são de um valor inigualável para os desportistas e mais ainda para as famílias do Distrito, sobre tudo aquelas que aproveitam a festa para terem uma renda extra, por isso todas as providencias foram adotadas e atualmente a reforma está sendo executada para que nos próximos dias todos e todas tenham mais tranqüilidade, conforto e acima de tudo segurança.

Caso seja necessária a utilização do serviço de saúde, o Ginásio fica ao lado da Unidade Básica do Programa Saúde da Família (PSF), que estará funcionando normalmente com sua equipe de enfermeiros, médico e ambulância com motorista disponível 24h. Também vizinho está a Escola João Gonçalves da Rocha, local onde as delegações se acomodarão. 

A Secretaria de Comunicação e Mobilização Social em parceria com a empresa Coelce aproveitará a intensa movimentação na localidade para realizar a primeira coleta do Material Reciclável do projeto Ecoelce, deixando a lição da consciência ambiental entre os moradores e atletas.

Caso alguma delegação ainda queira fazer sua inscrição basta entrar em contato com os seguintes telefones: (88) 9255 8460 – 9619 1202 – 9902 2100. Os mesmos contatos estão disponíveis também para Impressa. O evento é uma realização do Comitê Olímpico São João dos Queiroz – COSQ em parceria com a Secretaria da Participação Popular, Esporte e Juventude e Prefeitura Municipal de Quixadá.

Confira a programação completa [PDF]



Serviço:

Conheça um pouco mais sobre o Distrito de São João dos Queiroz visitando a página em nosso portal. Lá você irá encontrar detalhes como, história, total de habitantes, costumes, festas populares e muitas novidades.

Ufologia é tema de Mostra de cinema

Tema será abordado com exibição de vídeos, palestras e relatos pessoais de contatos imediatos com ET´s.


Afinal de contas, existe vida além da Terra? Hoje e amanhã um dos maiores mistérios da humanidade será a principal atração na Terra dos monólitos, e dos ET´s. O ufólogo Robisson Alencar, o Bob Peças, coordenador do Centro Ufológico de Quixadá, sua equipe, outros estudiosos do tema e abduzidos vão protagonizar uma interessante mostra cinematográfica no Centro Cultural Rachel de Queiroz, no Centro da cidade. As sessões, com entrada franca, têm início às 19 horas no Cineclube Mestre Adolfo. Nos intervalos, os ufólogos vão expor ao público curiosidades sobre o contato com seres de outros planetas.

Na 1ª Mostra de Cinema Quixadáufo, idealizada pela equipe da Fundação Cultural de Quixadá, está programada a exibição do documentário "Labirinto" e cenas de "Abduzidos", produzido e dirigido pelo professor de Física da Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central (Feclsc), Alexandre Pinheiro. Conforme o coordenador do Cineclube, David Melo, o professor cineasta não poderá participar dos debates, mas estão confirmadas as presenças do major piloto do Ciopaer, Wellyston Paiva e do médico Raymundo Santana, estudiosos do assunto.

Quem comandará as rodadas de debates será Robisson Alencar. Dedicado ao assunto desde o início dos anos 70, ele pretende abordar alguns casos registrados na mística região dos monólitos cearenses, conhecida no mundo cinematográfico como "Área Q", título do longa-metragem com parte das cenas filmadas nesta cidade, também em Quixeramobim, com estreia prevista neste segundo semestre. O trailer da coprodução EUA e Brasil foi incluído na programação. Trata de avistamentos de óvnis e abduções, segundo o ufólogo, muito comuns no Ceará, principalmente no Município de Quixadá.

Casos

Um exemplo citado pelo estudioso é o do poeta popular e profeta da chuva Parora. Em meados de 1972, ao retornar para casa, por volta das nove da noite, ele se deparou com uma luz muito forte, causando espanto. Atirou na nave, mas estranhamente seu revólver não disparou. Outro caso é o da jovem que engravidou de um ET.

A ideia, além de debater sobre outras vida no universo, é estimular o interesse dos jovens, espera Robisson. A Fundação aposta na iniciativa como entretenimento nas férias.}

MAIS INFORMAÇÕES
1ª Mostra de Cinema Quixadáufo, Cineclube Mestre Adolfo
(88) 3414.4411 / Centro Ufológico de Quixadá: (88) 9968.6018


Alex Pimentel Colaborador
Diário do Nordeste.

MPE/CE: julgada representação contra dois deputados estaduais por praticarem propaganda antecipada

A Procuradoria Regional Eleitoral no Ceará (PRE/CE) tem representação julgada procedente pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/CE), condenando por propaganda antecipada os deputados estaduais José Teodoro Soares (professor Teodoro) e Artur José Vieira Bruno (Artur Bruno), sendo obrigados a pagar cada um a multa de R$ 5 mil.
Segundo a assessoria do MPE, o ato lesivo à lei eleitoral e à democracia ocorreu no dia 23 de março desse ano, quando a Sessão Plenária da Assembléia Legislativa do Ceará foi transmitida ao vivo pela TV Assembléia. Pela análise da procuradora Regional Eleitoral Auxiliar Nilce Cunha Rodrigues, e tendo o juiz auxiliar do TRE Heráclito Vieira de Souza Neto concordado com a observação do PRE, ao perceber que houve a utilização da TV Assembléia para fazer propaganda eleitoral antecipada com exaltações explícitas ao, na época, futuros candidatos à reeleição ao Senado da República, Tasso Jereissati, e ao Governo do Estado, Cid Ferreira Gomes, como também à candidatura do então Ministro da Previdência Social José Pimentel.
Outra prova foi anexada à representação, no caso a matéria divulgada em exemplar do jornal O POVO, do dia 24 de março de 2010 se referindo à propaganda antecipada praticada pelos deputados estaduais, que circulou com o seguinte título: Campanha já começou na Assembléia.

Fonte: Assessoria do Ministério Público Federal/Jangadeiro Online

Ilário, Rachel Marques e Cirilo têm registros de candidaturas impugnadas pelo MPF/CE



Justica_eleitoralA Procuradoria Regional Eleitoral no Ceará divulga a primeira relação de candidatos com o registro de candidatura impugnado deste ano. Pelos dados, é possível observar uma variedade de motivos, resultando na impugnação de 42 candidatos. E as análises de outras candidaturas continuam sendo feitas pela Procuradoria Regional Eleitoral no Ceará.
Na relação é possível verificar o nome do ex-prefeito de Quixadá, Ilário Marques, bem como da sua esposa a deputada Rachel Marques e também do deputado que têm a sua maior base em Quixeramobim, Cirilo Pimenta, todos por contas irregulares. A lista contém nome de até candidato ao governo do estado como Marcelo Silva, por contas irregulares no TCM e o candidato a vice-governador pela chapa PR-PPS, Cláudio do Vale, por dupla filiação partidária. A redação da Revista Central entrou em contato por telefone com os envolvidos, porém não obteve êxito.
Confira quem entra nesta lista:
Candidato a Deputado Estadual
Carlomano Marques (PMDB);
Cirilo Pimenta (PSDB);
Perboyre Diógenes (PSL);
Ana Paula Cruz (PRB);
Sérgio Aguiar (PSB);
Rachel Marques (PT);
Antonio Granja (PSB);
Deuzinho Filho (PMN).
Candidatos a Deputado Federal
José Gerardo (PMDB);
João Ananias (PCdoB);
Ilário Marques (PT);
André Figueiredo (PDT);
Eugênio Rabelo (PP)
Marcelo Teixeira (PMDB).
A lista completa com o nome dos outros candidatos e os motivos pelos quais o MPE pediu ao TRE a rejeição dos registros de candidatura – Clique aqui

Hospital Maternidade busca alternativas

Maior centro de assistência maternal e infantil tenta superar dificuldades com recurso de programas sociais.


Considerado pela Unicef Hospital Amigo da Criança, o Hospital Maternidade Jesus Maria José (HMJMJ) é o único filantrópico do Centro do Estado. Além da assistência maternal e obstétrica, cirurgia geral e pediatria, na região somente ele conta com UTI neonatal e acolhimento para gestantes. Todavia, manter esses atendimentos não é tarefa fácil. Os repasses dos convênios não são suficientes. Mantido pela Diocese de Quixadá, o centro de assistência não conta com recursos próprios. O déficit mensal chega a R$ 20 mil, lamenta o diretor geral, José Luis da Mota.

Poderia ser muito mais não fosse o auxílio de programas sociais. O diretor cita o Nossa Nota, do Governo do Estado, como exemplo. Com a contribuição da população, consegue recolher mensalmente milhares de notas fiscais. São trocadas por bônus e, com eles, comprados equipamentos para o Hospital Maternidade. Mota e sua equipe também lutam por um convênio com a Coelce. Segundo ele, o processo para doações por meio da conta de energia está na fase final. A expectativa ainda é para este ano.

Sensibilização

Outra opção é a sensibilização dos prefeitos da região. A Casa da Gestante (um abrigo provisório para o período pré-parto e pós-parto) acolhe, mensalmente, mais de 70 futuras mães. A maioria, mais de 60%, é da zona rural de Quixadá. Também chegam de Banabuiú, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Solonópole, Pedra Branca e Milhã com frequência. Existem casos, inclusive, de outros Estados, como Tocantins. No início de abril foram recebidas duas delas, com bebês prematuros. Além da hospedagem, toda a alimentação foi custeada pelo HMJMJ.

A diretora operacional do Hospital Maternidade, irmã Ana Maria, tentou sensibilizar os prefeitos acerca da necessidade de uma contribuição mensal mínima, de R$ 500,00. Até hoje nenhuma Prefeitura colaborou.

Desde março de 2002, quando foi inaugurada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), a Casa da Gestante vem se mantendo graças à generosidade de poucos. Deveria estar fechada, mas a caridade prevalece. O sofrimento de quem precisa de repouso antes e após o parto com certeza seria muito maior.

Manutenção

Apesar da administração austera, sem luxos, manter uma equipe de 181 profissionais não é fácil. Os gastos com a manutenção de equipamentos também são elevados. Somente na UTI neonatal são investidos mensalmente, em média, R$ 30 mil. Há esforço na economia de água e de energia elétrica. A conta da luz chega a R$ 15 mil, a da água é superior a R$ 5 mil.

No ano de 2008, o centro de assistência hospitalar, então dirigido por Rafael Porto Cabral, somente não fechou o ano no vermelho porque a Receita Federal doou produtos apreendidos para a realização de uma feira que resultou numa renda de, aproximadamente, R$ 500 mil.

Naquela época o principal problema do financiamento público da unidade era o repasse insuficiente dos municípios conveniados. "Por exemplo, um município contrata dez atendimentos num mês. No entanto, geralmente, nós atendemos muito mais casos além da cota, porque a Maternidade é uma unidade de emergência", explicava Rafael Porto Cabral em uma audiência pública.

De acordo com ele, os casos que excediam, muitas vezes, não eram pagos, ficando o prejuízo para a Instituição.

Responsabilidade

José Luis da Mota
Diretor Geral do HMJMJ
"Temos uma responsabilidade grande em nossas mãos. Por isso estamos sempre a procura de alternativas"

MAIS INFORMAÇÕES
Hospital Maternidade Jesus Maria José
(88) 3412.0681
E-mail: h_mjmj@yahoo.com.br

Alex Pimentel Colaborador Diário do Nordeste.

Quixadá - Sistema de consórcio construirá aterro sanitário

Área de coleta regional deverá ser instalada a pelo menos 20Km de distância do aeroporto a cidade.


Os serviços de recuperação e ampliação do aterro sanitário de Quixadá foram iniciados no último dia 7 de julho, mas o alívio final para a população da maior cidade do Sertão Central será a construção de uma nova área de armazenamento de resíduos sólidos, em sistema consorciado.

O novo aterro será implantado em uma área despovoada, entre este Município e a cidade de Choró. A divulgação foi feita pelo secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Joaquim Gomes Neto. A novidade pegou um grupo de parlamentares de surpresa.
Acompanhados da presidenta da Câmara de Vereadores de Quixadá, Edi Leal, os vereadores Audênio Moraes, César Augusto de Oliveira, Dada Almeida e José Maria Queiroz, acompanhavam Joaquim Neto em uma inspeção no aterro, uma missão parlamentar, como essas expedições são definidas pelo Poder Legislativo local.

Além deles, o presidente da secção regional da OAB, Gladson Alves, participava da visita. Queiram saber porque as nuvens de fumaça estavam surgindo com mais frequência naquele local e atingindo boa parte da cidade. Ouviram muito mais.

Além das explicações, divulgadas no Diário do Nordeste no último dia 2, o secretário municipal de Comunicação, Carlos Vitorino Cavalcante, o Carlinhos Vereador, como é conhecido popularmente, apontou a possibilidade de incêndio criminoso no lixo. "O vigia nos informou sobre alguns invasores, viu eles ateando fogo, mas teve receio de enfrentá-los", justificou aos vereadores. Ele acrescentou que o colapso no armazenamento não é maior porque o município desenvolve um sistema de coleta seletiva.

"Mesmo assim, o nosso aterro estará esgotado em pouco tempo. Esta área também não é apropriada para o despejo do lixo. Está muito próxima da cidade. O novo aterro deverá ser construído a pelo menos 20Km de distância do aeroporto e de locais povoados. Essas são as principais exigências do Governo do Estado", esclareceu Joaquim Neto, acreditando no novo modelo como solução.

Abordada sobre a implantação do aterro consorciado, a secretária da Associação dos Municípios do Sertão Central (Amusc), Valdênia Nascimento, ficou surpresa.

Histórico

Desde o início da década, os prefeitos do Sertão Central se reúnem para discutir o destino do lixo urbano. Em 2001, chegaram a elaborar um Plano de contenção dos resíduos sólidos para as cidades da região. Nele, estava a contemplação do consórcio como alternativa. Até hoje não saiu do papel.

Em seguida, a articuladora da Amusc manteve contato com o orientador regional do Núcleo de Resíduos Sólidos da Secretaria das Cidades, Paulo César Abreu Alves. Segundo ela, o técnico confirmou a implantação do serviço consorciado.

Diante da orientação, o presidente da Amusc, Wilson de Pinho, atual prefeito de Madalena, está marcando encontro com os prefeitos de Quixadá, Quixeramobim, Banabuiú, Choró, Ibaretama e Ibicuitinga para o dia 5 de agosto próximo, na Câmara de Vereadores de Quixadá. Apesar do seu município não integrar o perímetro a ser consorciado, ele espera definir o mais rápido possível em qual cidade funcionará.

FIQUE POR DENTRO
Consórcios

Desde 2008, por meio da Secretaria das Cidades, o Governo do Estado trabalha na implantação de aterros consorciados no Ceará. Atualmente, a Coordenadoria de Saneamento Ambiental estimula a criação de 15 unidades regionais, dentre elas as de Acaraú, Aracati, Assaré, Canindé, Cascavel, Crateús, Icó, Iguatu, Ipu, Itapajé, Itapipoca, Nova Russas, Pacajus, Pedra Branca e Quixadá. Os consórcios de Camocim, Crato, Limoeiro do Norte, São Benedito e Sobral estão em processo de conclusão. Essa fase demora em média oito meses. A etapa seguinte é a elaboração do projeto de engenharia.

MAIS INFORMAÇÕES:
Secretaria das Cidades
(85) 3101.4447
Associação dos Municípios do Sertão Central (Amusc) - (88) 3414.4733

Alex Pimentel Colaborador Diário do Nordeste.

Goleiro Bruno e amigo se entregam à polícia do Rio


A Polícia do Rio de Janeiro confirmou por volta das 17h desta quarta-feira (7) a prisão do goleiro Bruno. Ele se apresentou à Polinter, a divisão de capturas da polícia do Rio, localizada na zona norte da cidade. O amigo dele Luiz Henrique Ferreira Romão, conhecido como Macarrão, suspeito de envolvimento na morte de Eliza Samudio, também se entregou à Polinter. Bruno chegou em uma Zafira prata e estava acompanhado do advogado Michel Assef Filho. Eles devem ser encaminhados à Divisão de Homicídios, na Barra da Tijuca (zona oeste).
  Bruno foi indiciado como mandante do sequestro de sua ex-amante Eliza Samudio, segundo o chefe da Divisão de Homicídios do Rio, Felipe Ettore. O amigo de Bruno conhecido como Macarrão e o primo dele, o menor de 17 anos que confessou envolvimento no crime, vão responder por serem os executores do sequestro. 
De acordo com Felipe Ettore, o adolescente disse em depoimento na última terça-feira (6) que Eliza foi estrangulada. O delegado não disse, contudo, qual seria a motivação do crime, alegando que as investigações ainda não foram concluídas.


Fonte : R7.COM

Propaganda política está liberada

A partir deste dia (6), está aberta a temporada de propaganda política.


Com isso, os partidos ficarão liberados para realizar comícios e usar amplificadores de som. Pelas regras eleitorais, há uma série de normas que devem ser respeitadas, como horários e locais de manifestações. Dai a três meses, os brasileiros vão às urnas para escolher o presidente da República, os governadores, senadores e os deputados federais e estaduais. Os eleitores também devem ficar atentos porque dia 25 deste mês acaba o prazo para que os títulos dos eleitores que requereram inscrição ou transferência estejam prontos.
Os partidos políticos poderão colocar, nas sedes das legendas, os amplificadores, auto-falantes e carros de som em funcionamento de 8h até as 22h. Também estão autorizados os comícios e o uso de aparelhos de som fixo no período de 8h às 24h.
 
Na quarta-feira (7) será o último dia para os candidatos – a governador, senador e deputado federal -, escolhidos em convenção, requererem os registros perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os tribunais regionais eleitorais. Eles terão até as 19h para o encaminhamento de registros. Para os candidatos a presidente e vice-presidente da República, o prazo final é hoje, às 19h.
Na quinta-feira (8) inicia o período para que os tribunais eleitorais regionais convoquem os partidos políticos e a representação das emissoras de televisão para elaborem um plano de mídia para uso da parcela do horário eleitoral gratuito que as legendas têm direito.
 
Até o final deste mês, há uma série de prazos que devem ser cumpridos pelos partidos políticos, candidatos e também eleitores. Neste meio tempo, as legendas devem constituir os comitês financeiros e organizar os nomes das pessoas indicadas para compor as Juntas Eleitorais para o primeiro e o eventual segundo turnos de votação.
 
Os juízes eleitorais terão até o dia 30 para nomear o presidente, primeiro e segundo mesários, secretários e suplentes que vão compor as mesas receptoras dos votos nos dias das eleições – 3 de outubro (primeiro turno) e 31 de outubro (segundo turno).
 
No dia 31, o TSE poderá requisitar das emissoras de rádio e de televisão até 10 minutos diários - contínuos ou não, que poderão ser somados e usados em dias espaçados - para a divulgação de comunicados, boletins e instruções ao eleitorado.
 
Agência Brasil.