PROJETO JUÁ: Luta na preservação do Juazeiro(pé de juá) no Nordeste




Missão Muitas Moradas - Educação Ambiental
Escritório - Rua Rita Alves Ramos – 470, Catolé CEP: 58.411-135 Fone: (0xx83) 96210812/91131929 Campina Grande, PB - Brasil E-mail: projetojua@hotmail.com Facebook: Projeto Juá
www.redejua.com



“EU PRESERVO O JUÁ” 


O juazeiro (fruto juá) é uma espécie abundante no Nordeste, resistente à seca e de inúmeros usos, como reserva de alimentos verdes na estação seca, o seu fruto pode ser transformado em geléia e doces ricos em vitamina C. A casca, folhas e frutos são usados na medicina popular em problemas gástricos e higiene dos dentes e em cosméticos para limpeza dos cabelos e pele. Não é difícil entender por que o juazeiro é considerado a árvore confidente do sertão, a árvore conselheira, solidária às dores dos habitantes do semiárido brasileiro. Importante para a ecologia, sustentabilidade e cidadania, haja vista, que o nosso planeta está indo em uma direção que precisa rever urgentemente seus conceitos de uso dos recursos naturais para que não tenhamos maiores agravos ambientais e comprometa a qualidade de vida do ser humano e de todo o ecossistema. 

PROJETO JUÁ: Ecologia, Sustentabilidade e Cidadania idealizado pelo Sr. Dário Freire do Nascimento, Educador Ambiental e sua esposa Dra. Almira Lúcia Cavalcanti Freire do Nascimento, Cirurgiã Dentista e Sanitarista (Inspetora Sanitária: Especialista em Saúde Pública), Condôminos do Lagos, orientados pelo Professor Alex S. Barbosa/Ecologista/UFPB e Professor José Nailson Santos/Ecologista/UFPB. Trata-se de um projeto do programa de educação ambiental da Missão Muitas Moradas, de importância fundamental para o meio ambiente, visando a conscientização da sociedade; concernente à preservação e conservação do pé de Juazeiro(juá), suas potencialidades ecológica e o exercício da cidadania, onde todos tenha a dignidade de desfrutar de um meio ambiente saudável e sustentável.

Sr. Dário Freire passou boa parte de sua infância em Quixadá/CE terra natal de seu pai Manoel do Nascimento, e seu tio José Eméterio comerciante próximo a estação, primo do Dr. Weimar psiquiatra e Ivoneide professora, sempre que via o pé de juá na propriedade da família próximo ao Junco e da Fazenda de Raquel de Queiroz (Escritora) e região logo cuidava de brincar debaixo da sombra, e comendo os juazinhos, doces, e via muitos dos seus colegas usando para limpar os dentes!! Nunca imaginava um dia se tornar educador ambiental e defensor do juazeiro, nosso juá. Como todas as espécies necessitam ser preservadas, o juazeiro não é diferente, por ser um dos símbolos do nosso nordeste e por se tratar da natureza. Vamos juntos neste propósito levando educação ambiental e preservando o juá! Ele sinaliza o futuro de nossa região!! Sempre verde!! Fé e Esperança para o nosso povo sertanejo!!Hoje reside em Campina Grande/PB na Serra da Borborema, onde encontra se muitos pés de juá. Sempre que atravessa o sertão da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará encontra os pés de juazeiros(juá) Trazendo lembranças da sua infância e dos seus pais e avos e do sertão nordestino!! 

Ações sendo desenvolvidas

Oficina Pedagógicas de Educação Ambiental/Escola Faculdade da Criança em Campina Grande/PB, Caminhada Ecológica Orientada pelo Professor José Nailson Santos/Ecologista/UFPB no Condomínio Lagos/Gurinhém/PB, Divulgação do Projeto Juá nas Redes Sociais e imprensa local e nacional. Lançamento da Música “Amigo Juá” do Compositor e cantor Zazo (O nego) de Brasília, bela canção, Projeto Sorriso Solidário( Palestras de Saúde Bucal Orientada pela Dra. Almira), Sopão Solidário para a 150 pessoas da comunidade da Catingueira Bairro de Campina Grande/PB, Caravana de Educação Ambiental por todo Nordeste, formando a Rede Juá de Agroecologia e Sustentabilidade!! Juntos de mãos dadas em prol da educação ambiental e a colaboração de voluntários de vários lugares do Brasil comprometidos com o meio ambiente e com a causa do Juá.

Objetivos

1 – Preservar a espécie Juazeiro no semiárido brasileiro.

2 – Conscientizar a sociedade em geral através da Educação Ambiental sobre os benefícios da espécie Juá quanto a sua importância,bem como de todas as espécies no semiárido , sua biodiversidade, seu ecossistema , a partir do condomínio lagos onde se encontra mais de duzentos pés de juás, além de toda a região circunvizinha; Município de Gurinhém do Estado da Paraíba e para todo semiárido brasileiro incluído nosso Ceará.

3 – Utilizar toda a espécie e suas propriedades naturais tais como: sombra, frutos, abrigo e alimento para todas as espécies de pássaros, fabricação de cosméticos, doces e geléia e etc;

4 - Inclusão social na comunidade em geral,este projeto gerará um sentimento de dignidade humana onde todos têm o direto de usufruir de um meio ambiente saudável e sustentável;

5 - Propostas de educação ambiental: Palestras, seminários, cursos afins, biblioteca ambiental, oficinas pedagógicas e outros; 

6 - Ações de prevenção: coleta seletiva e solidária do lixo; destino do lixo para locais adequados; ações agroecológicas; conscientização do uso do solo e da água, plantios e podas e outros; projetos de hortas comunitárias; reflorestamento; ações de utilização do fruto do juá bem como de outras espécies e ações de cidadania.

7 – Inventário Florístico do Condomínio Lagos e outras localidades;

8 - Criação da Escola Juá de Agroecologia do Semiárido Brasileiro.

Podemos assim ser sustentáveis na medida em que interagimos, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais para as nossas gerações. Propiciando assim uma qualidade de vida integral. 

Este projeto é viável, pois atuará através de parcerias catalisando e multiplicar ações.E, por fim observamos a importância para a Ecologia, Sustentabilidade e Cidadania. 

Dário Freire - Coordenador Geral 

Professor José Nailson Santos/ Ecologista/UFPB – Consultor Técnico 



“Educar é a Base de um Planeta Sustentável” Dário Freire

Um comentário: