Canindé: Açude São Matheus apresenta rachaduras

Com a chegada das chuvas, aumenta a preocupação quanto a segurança nos açudes públicos do Estado.



Moradores que residem abaixo da parede do Açude São Matheus denunciam o descaso do Departamento de Obras Contra as Secas (Dnocs) em relação à barragem que leva o nome do bairro, um dos principais cartões postal da cidade. Concluído em outubro de 1957 e inaugurado pelo então presidente Juscelino Kubitschek, numa área de 255 hectares, a barragem tem capacidade para 11 milhões de metros cúbicos.

Com o passar do tempo, a barragem acumula 10,3 milhões de metros cúbicos quando atinge a sua cota máxima. Atualmente, o segundo maior açude da cidade está com 3,7 milhões de metros cúbicos, o que equivale a 36,5% de sua capacidade.

O que deveria ser um orgulho para o povo de Canindé, está sendo motivo de reclamação. Os 775 metros de parede estão tomados pelo mato e cheios de crateras que colocam em risco a vila de moradores que residem abaixo do reservatório. O morador Antônio Ferreira Uchôa denuncia o descaso.

"O Açude São Matheus está abandonado. Por conta da força das águas do inverno de 2009, a parede encontra-se cheia de erosões. O mato tomou conta de toda sua extensão e, o que é pior, o gado invadiu a área de limite do Dnocs", critica. Ele disse que levará o caso ao promotor de Justiça de Canindé, Antônio Sérgio Peixoto Marques.

A última vez que a parede da barragem passou por uma limpeza foi em 2008, por meio de um mutirão feito pelo ex-secretário de Meio Ambiente, hoje na Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, Airton Maciel, em parceria com a Associação dos Moradores do Bairro São Matheus.

Para o especialista na área, Francisco Eudes Costa Mendes, o que deveria acontecer era, a cada três meses, um trabalho de manutenção e prevenção contra rachaduras, deslizamentos de pedras, numa limpeza geral. Ele propõe, inclusive, promover uma ação de coleta seletiva de lixo, com meta de reciclar materiais como as garrafas plásticas.

De acordo com o coordenador do açude, Hélio Barreto, vários ofícios já foram enviados para o Dnocs. Até agora, nenhuma data para obras de recuperação da barragem foi definida.

Há quase um ano, o Dnocs justificou que a recuperação de barragens acontece de forma priorizada, para casos de elevado risco potencial.

Capacidade

36,5 porcento do total da capacidade de reserva hídrica são registrados atualmente no Açude São Matheus, o que equivale a 3,7 milhões de m, do total de 10,3 milhões/m de cota máxima

MAIS INFORMAÇÕES

Prefeitura Municipal de Canindé, Largo Francisco Xavier de Medeiros, S/N - Imaculada Conceição Telefone: (85) 3343.6937/ 3343.2071

ANTÔNIO CARLOS ALVES
COLABORADOR Diário do Nordeste.

0 comentários:

Postar um comentário