Núncio apostólico chega para avaliação

Quixadá O núncio apostólico do Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, desembarcou, ontem, em Quixadá. Do aeroporto seguiu para o Hotel Belas Artes, na periferia da cidade. De lá, foi acompanhado por uma carreata até a Igreja Matriz Jesus Maria José, onde participou de uma eucaristia solene. Em seguida, um jantar com o clero e autoridades. Tudo estava na programação, elaborada pela diocese, exceto as faixas de desagravo ao bispo dom Ângelo Pignoli, na saída do aeroporto.


Conforme um dos representes do movimento Fica Dom Adélio, o médico César Oliveira, o representante do Papa Bento XVI não veio ao sertão do Ceará em visita de cortesia ao amigo pessoal dom Ângelo Pignoli. Diz Oliveira ter sido dom Lorenzo quem indicou o bispo substituto de dom Adélio Tomasin. Mas quem o obrigou a seguir para Quixadá foi o Vaticano. "Ele se recusou a receber o manifesto do nosso povo em Brasília. Fomos obrigados a seguir para Roma. Retornaremos em maio", afirmou.

Assegurou ainda Oliveira que um grupo de mães apostólicas desistiu de prestar assistência ao Seminário Diocesano. Além delas 23 padres pretendem manifestar ao emissário do Santo Padre a insatisfação com o atual bispo. Na lista entram leigos, a exemplo o coordenador da Comissão Pastoral da paróquia de São Francisco de Assis, Antonio Reginaldo Silva. "Somos 20 paróquias. Teremos apenas meia hora com o núncio. O tempo não será suficiente para entender os nossos problemas", lamentou.

Apesar da insatisfação dos simpatizantes de dom Adélio o núncio foi recebido com festa, com direito a banda de música e aplausos. Além do aeroporto a Igreja Matriz estava lotada. Assim como ocorreu na missa dos Santos Óleos, os dois bispos mais uma vez estavam juntos no altar. Muitos fieis aproveitaram a celebração para orar pela conciliação entre os bispos. Alguns chegaram a esboçar um protesto diante da Catedral de Quixadá. Desistiram. As auditorias realizadas pelos dois bispos acerca da Faculdade Católica são apontadas como ponto mais forte do desentendimento. Na condição de administrador das benfeitorias da Igreja Católica na diocese de Quixadá dom Ângelo disse ter solicitado prestação de contas faz dois anos. Também resolveu mudar a direção do campus em novembro passado.

Impasse

Surgia o boato da possível volta do bispo emérito à Itália e com ele o movimento "Fica Dom Adélio". A situação se agravou quando dom Adélio entregou o cargo de chanceler da Católica, no início de fevereiro. A mobilização pró dom Adélio mudou o refrão: Fora Dom Ângelo.

Dom Lorenzo deve ficar em Quixadá até sexta-feira. Hoje, visita a Faculdade Católica Rainha do Sertão. Também se reúne com o corpo acadêmico da instituição de ensino administrada pela Diocese.

Amanhã, às 8 horas, o momento mais esperado da visita: o encontro com os dois bispos, a portas fechadas. O local não foi definido. Certo apenas almoço no Seminário Pio XII e visita ao Hospital Jesus Maria José. Quando voltar à Brasília dom Lorenzo vai elaborar relatório acerca do conflito entre religiosos em Quixadá.

FONTE: Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário