Reconciliação à vista em Quixadá

Um abraço entre dom Ângelo Pignoli, bispo diocesano de Quixadá, e o bispo emérito dom Adélio Tomasin, às vistas do núncio apostólico do Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, marcou a chegada do embaixador do Vaticano no País a Quixadá, no Sertão Central, na tarde de ontem. Embora, nos discursos, bispos e núncio apostólico tenham enfatizado que se trata de uma visita pastoral, o povo católico da cidade espera que seja resolvido o impasse surgido na diocese, há cinco meses, envolvendo o bispo diocesano dom Ângelo, e o bispo emérito (o antecessor) dom Adélio Tomasin.



Os fiéis estão divididos. Há os que apóiam as ações de dom Ângelo e há os que ficam do lado de dom Adélio. Tudo começou quando o atual bispo pediu uma auditoria de contas na Faculdade Católica Rainha do Sertão (FCRS), da qual dom Adélio era chanceler. Em fevereiro passado, dom Adélio pediu renúncia do cargo e, segundo disse ontem ao O POVO, atualmente escreve um livro sobre filosofia e teologia, ainda sem título, além de receber os fiéis em sua residência, pertinho da FCRS.

Os dois bispos evitam falar sobre as discórdias e divisões dos fiéis, mas, nos discursos de boas vindas a dom Lorenzo, dom Adélio disse que tinha passado os últimos dias rezando para que a estadia do núncio na cidade fosse abençoada e que rendesse bons frutos. Dom Ângelo comparou a visita do núncio com a do papa João Paulo II ao Brasil (inclusive a Fortaleza) quando o povo cantava pedindo a sua bênção e dizendo que o santo padre (já falecido) vinha em missão de paz. ``Que o senhor (dom Lorenzo) venha também em missão de paz``.

Dom Lorenzo disse que sua visita no tempo da Páscoa (período que a igreja católica celebra como de renovação, de mudança para uma vida nova) é providencial. ``Estamos reunidos para harmonizar o trabalho e acredito que esse seja um momento certo``. Hoje, dom Lorenzo terá encontros com o clero, religiosos e agentes pastorais, além de visitar a Faculdade Católica e se reunir com diretores e o corpo acadêmico da FCRS. O encontro com os dois bispos será amanhã às 8 horas em local ainda não determinado. O núncio apostólico fica em Quixadá até sexta-feira, pela manhã.


EMAIS

- Dom Lorenzo era esperado por volta das 15 horas na pista de pouso, em Quixadá. E todos correram para recepcioná-lo quando avistaram um bimotor, às 16h10min. Mas quem desceu foi a secretária da Educação, Izolda Cela, e a deputada estadual Raquel Marques (PT), que iam para Madalena, inaugurar escola no assentamento 25 de Maio.

- O núncio desembarcou às 16h40min. Estava acompanhado de dom Ângelo Pignoli. Foi recepcionado por dom Adélio, pelo prefeito Rômulo Carneiro (PT) e a primeira dama Ana Cristina. No fim da tarde, houve carreata com a presença do núncio apostólico e dom Ângelo pelas ruas centrais da cidade até a Catedral, onde foi concelebrada missa.


Fonte: O POVO

0 comentários:

Postar um comentário