Quixadá previne-se contra a gripe suína




Um espirro. Será que é um resfriado típico desta época do ano? No Brasil e no Ceará pode ser que sim e pode ser que não, pois talvez seja, também, a gripe suína, uma nova doença que surgiu no México e se espalhou por todo mundo. Hoje é fato que ela não é tão perigosa com se pensava. Depois de estudos realizados ficou constado que a doença é muito parecida com a gripe comum e que pode ser evitada mantendo práticas de higiene do dia-a-dia, como lavar bem as mãos, por exemplo.


Em Quixadá uma pessoa está acometida pela doença. Trata-se de um universitário de 31 anos que foi participar de um congresso em Brasília e lá foi afetado pelo H1N1, vírus da enfermidade. Vale salientar que a doença foi diagnosticada em Fortaleza, uma vez que logo ao retornar da viagem, o estudante estava com sintomas e foi direto ao hospital São José realizar exames, que confirmaram a enfermidade. O caso fez com que a Secretaria de Saúde do município redobrasse os cuidados. “Na próxima sexta-feira um infectologista realizará capacitação com os profissionais da saúde de Quixadá para melhor informar a população de como evitar e proceder em casos de suspeita”, disse a secretária de Saúde, Ana Valéria.


Vale salientar que a Prefeitura de Quixadá já estava iniciando o processo de capacitação de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e entrevistas em rádio e spot’s informativos para comunicar a população os cuidados que deveriam ser tomados, mas o caso do estudante fez com que as autoridades antecipassem a ação antes planejada. Ela foi pensada porque a cidade recebe turistas vindos de outros paises e de várias regiões do país, bem como profissionais que moram em outras cidades e realizam negócios em fábricas e em grandes empreendimentos instalados na cidade.


Na manhã de ontem Ana Valéria concedeu entrevistas às rádios locais e tranqüilizou os quixadaenses. “A gripe suína não é coisa para alarme, mas precisamos ficar alerta, pois num primeiro momento ela é muito parecida com uma gripe comum, com tosse, resfriado, dores no corpo e febre. Devemos ficar atento com os grupos de pessoas que merecem atenção redobrada, como os idosos (acima de 60 anos), crianças menores de 2 anos, gestantes, pessoas com câncer que estão em tratamento, com AIDS e com doenças crônicas, como diabetes e problemas pulmonares”, disse a secretária.



Saiba mais:


Informações sobre a doença podem ser encontradas no site


portal.saude.gov.br


Fonte:www.quixada.ce.gov.br


0 comentários:

Postar um comentário