Reforma Ministerial: Dilma pode mudar até um terço dos ministérios até fevereiro


Li no blog do Ricardo Kotscho no R7, que pode chegar a treze o número de ministros que serão substituídos no governo Dilma. Os novos titulares devem começar a assumir no início de fevereiro.

Depois que retornar da viagem que fará a Davos na Suíça, onde participará do Fórum Econômico Mundial pela primeira vez, e logo depois passando por Cuba a presidente deve anunciar as mudanças que devem atingir um terço dos seus 39 ministros.

Os ministérios que provavelmente sofrerão mudanças são: Casa Civil, Direitos Humanos, Reforma Agrária, Saúde, Desenvolvimento e Comércio Exterior, Turismo, Agricultura, Cidades, Portos, Integração Nacional, Pesca, Educação e, provavelmente, Relações Institucionais. A principal mudança é a ida de Aloizio Mercadante para a Casa Civil, no lugar de Gleisi Hoffmann, candidata ao governo do Paraná.

De acordo com o blog há vários "nós" a desatar, á que ao invés de termos um ministério congressual teremos um ministério eleitoral em que o mais importante será garantir tempo de televisão e palanques regionais fortes para a reeleição de Dilma.

Outro fato que chama a atenção é o de o PMDB, que é o maior partido da base aliada do governo, está pressionando para conseguir mais um ministério, além dos 5 que já comanda, de preferência o da Integração Nacional, este por sua vez já garantido pela presidente aos irmãos Cid e Ciro Gomes do Pros-Ce.

Alexandre Silva

0 comentários:

Postar um comentário