MADALENA: Secretário Nelson Martins visita assentamento 25 de maio



Em Madalena, os equipamentos foram visitados pelo secretário Nelson Martins e representantes do MDS

Seu Raimundo Rodrigues de Queiroz mora no Assentamento 25 de Maio, em Madalena. Ele é um dos beneficiários com as 1500 cisternas de enxurrada que foram entregues no Ceará em novembro deste ano. O convênio foi executado em parceria entre o Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Em seu quintal, ele planta frutas, hortaliças e verduras e confia em um bom inverno para poder comercializar os seus produtos nas feiras livres de Madalena e Canindé. Antes disso, com o quintal produtivo seu Raimundo vai poder alimentar a família com alimentos saudáveis e sem agrotóxicos. “É bom demais, temos comida suficiente para nossa alimentação e quando a chuva começar a gente vai vender o nosso excedente”, afirmou o agricultor.

Francisca Nilda Barroso mora no Assentamento 25 de Maio há mais de 21 anos e também foi beneficiada pelo Programa. “O bom é que nós conseguimos produzir para o consumo próprio e de vez em quando a gente divide com os vizinhos”, contou.

Segundo a coordenadora estadual do Programa de Cisternas da SDA, Neyara Lage, 5700 quintais produtivos estão em fase de implantação no Ceará. São 1500 barragens subterrâneas e 4200 cisternas de enxurrada. “Agora que saiu a nova regulamentação do Programa de Cisternas, vindo do MDS, esperamos concluir este trabalho até o final de 2014”, afirmou.

Em Madalena, o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins e o coordenador nacional do Programa de Cisternas, Carlos Cléber visitaram a comunidade. Cléber destacou que o Ceará é um dos estados que mais se destacou no Programa de Cisternas. “Aqui nós instalamos a cisterna de placa número 500 mil e estamos acompanhando a boa evolução da implementação dos quintais produtivos”. Cléber afirmou ainda que o Ceará deve ser o primeiro a universalizar o Programa.

O secretário Nelson Martins afirmou que para o Governo do Ceará atingir a meta de universalizar o abastecimento d’água até o final de 2014, há importantes investimentos na construção de instalação de cisternas de placas, quintais produtivos, cisternas de polietileno e sistemas de abastecimento d'água, em parceria com o MDS e o Ministério da Integração Nacional. 


Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

0 comentários:

Postar um comentário