Iguatu: Cid Gomes inaugura 16ª Policlínica

“O Governo do Estado construiu e instalou todos os equipamentos da policlínica em Iguatu. Quem vai manter é o consórcio público de saúde, com recursos, além do Estado, dos municípios da região”, afirmou o governador Cid Gomes na inauguração da policlínica regional na noite da última quinta-feira (12), na Rua João Monteiro, no bairro Santo Antônio em Iguatu, no Centro-Sul do Ceará. Em obras e equipamentos o Estado investiu R$ 11.864.182,32.


“O dinheiro foi só do Governo do Estado, mas o Governo federal está lutando para contribuir com a manutenção das policlínicas”, disse o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, que participou da inauguração. Ele destacou que “os consórcios públicos de saúde são novos no Brasil, com o Ceará dando exemplo para o país de gestão compartilhada com os municípios”. Através do consórcio público, o Governo do Estado participa com 40% do custeio mensal da policlínica e os 60% restantes são repartidos entre Iguatu, Acopiara, Cariús, Catarina, Irapuan Pinheiro, Jucás, Mombaça, Piquet Carneiro, Quixelô e Saboeiro.

O secretário da saúde do Estado, Ciro Gomes, abriu as portas da policlínica para que os moradores, acompanhados do Governador, conhecessem todas as salas e consultórios onde serão terão consultas com médicos especialistas em 13 áreas e ainda especialistas nas áreas de enfermagem, fisioterapia terapia ocupacional, fonoaudiologia, nutrição e psicologia. Além de consultas, exames especializados, entre eles a tomografia computadorizada, eletrocardiograma, eletroencefalograma, mamografia, audiometria, ecocardiograma, endoscopia. Destacando o papel da policlínica na saúde da população, Cid Gomes disse que “as pessoas não vivem do novo equipamento. Vivem das consultas e dos exames que serão feitos aqui”. 


Momento histórico

O prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara, afirmou que ¨o Centro-Sul do Estado vive com a policlínica regional um momento histórico, assim como em todas as 22 regiões de saúde do Ceará com os avanços trazidos pela nova rede de assistência que o governador está construindo. Não se transforma a saúde de um dia para a noite. É um processo que está mudando, acontecendo no Iguatu e no Estado. Ainda há muitos desafios pela frente, mas com certeza estamos no caminho certo¨.

Já é a 16º policlínica regional entregue do total de 22, compromisso do governador para todas as regiões. Só na macrorregião do Cariri agora são três inauguradas, em Brejo Santo, atendendo a população da 19º Região de Saúde, e em Icó, os moradores da 17 º Região de Saúde,e agora Iguatu, Das outras seis, do total de 22, quatro estão com as obras concluídas e sendo equipadas para inaugurações em Barbalha, Crateús, Limoeiro do Norte e Canindé, e duas em obras nos municípios de Maracanaú e Crato.

O presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque, e os deputados federal João Ananias e os estaduais Mauro Filho e Miriam Sobreira, prefeitos, secretários de Estado e secretários municipais de saúde participaram da solenidade de inauguração. O ex-ministro dos Portos, Leônidas Cristino, o ex-secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, e ex-prefeitos de municípios da região Centro-Sul também estiveram presentes. 

DA REDAÇÃO DO ESTADO ONLINE

Compartilhe e comente as matérias do blog. Envie sugestões de pauta,  críticas e elogios, nosso blog é construído por você, leitor.

0 comentários:

Postar um comentário