SAMU-CEARÁ INICIA PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO EM QUIXADÁ


Dezenas de profissionais da área da saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de motoristas de ambulância, participarão de um treinamento realizado neste município para qualificá-los a atuarem junto ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O treinamento faz parte do processo de ampliação do SAMU Ceará, onde terá Quixadá como base regional.

O aludido evento acontecerá nos dias 28 e 30 do corrente mês, na Câmara Municipal de Quixadá.

De acordo com a Secretária de Saúde, Dra. Aída Magalhães, a implantação do Samu na região é mais um grande avanço para melhorar a saúde dos quixadaenses e região.

Como funciona o SAMU:

O SAMU integra a Rede de Atenção às Urgências do Ceará. Com transporte sanitário, qualifica o atendimento na rede pública, prestando socorro à população em casos de emergência, quando acionado pelo telefone 192. O atendimento de urgência e emergência é realizado em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, profissionais de saúde e veículos de salvamento.

O serviço realiza atendimentos de naturezas diversas, como a vítimas de acidentes de trânsito, de ferimentos por arma de fogo, de ferimentos por armas brancas, de quedas, de choque elétrico, de afogamento e de intoxicação. Atende, ainda, pacientes vítimas de infarto agudo do miocárdio, de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e crises convulsivas e realiza atendimento pré-hospitalar de pacientes com insuficiência cardíaca e crise diabética.

O SAMU também é acionado para a realização de atendimento pré-hospitalar de casos gineco-obstétricos, como trabalho de parto e aborto; atua no atendimento médico pré-hospitalar de urgências psiquiátricas; efetua transferências hospitalares de pacientes graves que necessitam de remoção em UTI móvel entre os municípios.

Fonte: Assessoria de Comunicaçã da P.M.Q

0 comentários:

Postar um comentário