UPA de Quixadá já está com 70% das obras concluídas

“Estamos muito ansiosos para inaugurar essa importante obra para a saúde de Quixadá”, disse o prefeito.




Localizada no bairro Renascer, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, tais como pressão, febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com a inauguração da unidade deve desafogar o grande movimento do Hospital Eudásio Barroso.

A construção da UPA de Quixadá está sendo acompanhada de perto pelo prefeito municipal, João Hudson Bezerra Rodrigues, “estamos muito ansiosos para inaugurar essa importante obra para a saúde de Quixadá”, disse o gestor.


Com isso ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. 

Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.


As UPA 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências.

São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais/unidades estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências.

A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência – SAMU que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Quixadá

0 comentários:

Postar um comentário