ENCONTRO EM QUIXADÁ - Profetas preveem um "bom inverno" para 2010



Sob as mangueiras, às margens do açude Cedro, em Quixadá, os 30 profetas da chuva fizeram suas previsões para 2010 na manhã deste sábado, durante o XIV Encontro dos Profetas Populares da Região do Sertão Central. Para a maioria deles, o inverno vai ser bom e o homem do campo vai fazer boa colheita. ``Todo o nosso Ceará vai ser banhado por bem-vindas chuvas. Pode ser que tenha umas inundações em algumas partes do Estado. Mas vai ser bom para a agricultura e pecuária``, garantiu o profeta da chuva, João Leiteiro, agricultor de 72 anos.

Ele chegou a esta previsão observando os ventos, a lua e os astros. ``O ano entrou com lua cheia, o que é bom. Se o ano tivesse entrado com lua minguante, o inverno seria no diminutivo``. Da mesma opinião compartilha o profeta Antônio Tavares da Silva, que é mais conhecido como Antônio Lima, da Vila Custódio. ``O que vai acontecer é que em janeiro e fevereiro chove, mas é pouco. No fim de fevereiro é que vai começar a chover bem``, afirmou Antônio Lima, que se baseia no comportamento dos animais e nas próprias plantas.

O Encontro já é tradição no Município e é realizado sempre no segundo sábado de janeiro. Estudiosos da cultura popular, curiosos e agricultores assistem às previsões, que resultam de muita observação. ``Os profetas da chuva são pessoas que têm o dom de entender a natureza. Nem todo mundo entende. A natureza é um livro aberto para quem presta atenção``, explica João Leiteiro. E o conhecimento deles influencia o comportamento de muitos agricultores, que assistem ao Encontro para ouvir os conselhos e planejar suas safras.

É o caso do agricultor João Alberto e Silva, 57, mais conhecido como Beto Macário. Ele era um dos que ouviam atentamente às previsões. ``Eu acompanho os encontros desde o primeiro. Eu venho porque a gente tem de acreditar no sertanejo. Ele observa as aves e as árvores e o conhecimento deles se soma com a tecnologia``, explica. Segundo ele, os profetas sempre acertam e a ciência costuma confirmar as previsões. ``O que eles dizem eu aplico na minha fazenda``, garantiu.

Pessimismo
Embora a maioria dos profetas acredite num bom inverno em 2010, existem aqueles que têm previsões pessimistas. O profeta Francisco Alves Batista, 65, prevê que o ano não terá boas chuvas. "Vai ser irregular. Serão apenas chuvas fininhas, afastadas. Vai chover num canto e noutro não", argumenta. Mas ele mesmo torce para que esteja errado. "Deus queira que chova. A vontade dele é que é soberana".


EMAIS

FUNCEME


- Nenhum representante da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) compareceu ao encontro.

- "A Funceme nos prestigiou durante 11 encontros. Depois não participou mais. Eles acharam que o trabalho dos profetas não tinha relação com o deles", disse o organizador do evento, presidente do Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural do Sertão Central, João Soares.

AÇUDE CEDRO
- O encontro dos Profetas da Chuva de 2010 ocorreu às margens do açude Cedro, em Quixadá.

- O encontro reuniu cerca de 30 profetas, de diferentes cidades, como Quixadá, Itatira, Camocim, Banabuiú, Ocara, Barreira.

RESGATE
- O encontro funciona como resgate de uma cultura. Antes de existir a meteorologia, as pessoas se apegavam à natureza para prever como seria o inverno, acredita o organizador.

PALESTRA
- Neste sábado, além do encontro dos profetas, foram realizados outros
dois eventos. À tarde, uma mesa redonda com especialistas debateu as técnicas populares e científicas de previsão de chuva. À noite, foi apresentada uma peça encenada pela Cia do Sol, grupo do Rio de Janeiro. O espetáculo retrata o trabalho dos profetas da chuva.


O Povo

0 comentários:

Postar um comentário