Agricultores recebem Garantia Safra


A previsão é de que os pagamentos sejam liberados já na próxima segunda-feira, dia 25 de janeiro. Vários, carros, ônibus e caminhões com agricultores vindos dos 12 distritos de Quixadá compareceram ao Ginásio Coberto Governador Gonzaga Mota, na manhã da última sexta-feira, dia 22 para receber o cartão cidadão do Programa Garantia Safra. O Garantia Safra é um programa social do governo federal por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que garante renda mínima para a sobrevivência de agricultores de localidades que estejam em situação de emergência ou calamidade pública por causa de estiagem.

Durante a entrega dos cartões várias pessoas estavam com dúvidas. Os agricultores não sabiam que dia o benefício começaria a ser pago. Além disso, eles também estavam com medo de que o dia para o recebimento do cartão fosse somente 22 de janeiro. Sobre essas dúvidas profissionais da Caixa Econômica (CEF), instituição responsável pelo repasse, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quixadá, Eronilton Buriti se disponibilizaram a elucidá-las. “Não há motivos para preocupação se a pessoa não receber o dinheiro durante a próxima semana, ele fica na conta”, comentou Eronilton Buriti.

Já sobre o cartão cidadão os quixadaenses que ainda não o adquiriram, podem comparecer até a agência da Caixa em Quixadá e recebê-lo. Vale lembrar que os cartões estão em nomes dos que aderiram ao programa e a quem não tem nenhum tipo de conta na CEF. Quem já possui contas do Bolsa Escola, Bolsa Família ou qualquer outro tipo de benefícios do governo federal terão as verbas do Garantia Safra depositadas nestas contas. “Só recebem na mesma conta de outros programas sociais os já cadastrados nestes programas. Os não cadastrados recebem o cartão e terão os valores depositados na conta do Garantia Safra”, completou Eronilton.

O vice-prefeito Airton Buriti representou o prefeito Rômulo Carneiro no evento. Ele que começou a carreira política levantando questões para melhorias do homem do campo, ressaltou a importância da iniciativa para as pessoas que perderam a sua produção por conta das fortes chuvas do ano passado. “O município de Quixadá entrega os cartões que são importantes para a agricultura familiar. É preciso que o Garantia Safra seja ampliado tanto em valores como em público. Precisamos aprimorá-lo e reivindicar ele tenha como valor pelo menos seis salários mínimos, divididos em seis parcelas e pago no exercício do ano. Para isso é preciso mobilizar a categoria e o poder público, principalmente porque ele é uma garantia alimentar”, disse Buriti.


Fonte:Prefeitura de Quixadá

Contato: (88)34120084
(88)34143086
(88)92262471

0 comentários:

Postar um comentário