Implantação de um kit de ordenha manual para leite de cabra no estado



A Embrapa Caprinos e Ovinos, de Sobral, CE, está iniciando um projeto piloto para a implantação de um kit de ordenha manual para leite de cabra no estado. A ação terá início durante um curso sobre manejo para caprinocultura leiteira, que acontece entre os dias 11 e 13 de novembro, no assentamento Boa Vista, no distrito São João dos Queiroz, em Quixadá.

O kit, desenvolvido pela Embrapa Gado de Leite, de Juiz de Fora, MG, consiste em uma série de equipamentos para procedimento higiênico na ordenha, com o objetivo de evitar a contaminação do produto por bactérias e resíduos de antibióticos e vermífugos, colaborando para a melhor qualidade do leite de cabra e seus derivados, como queijos, doces e iogurtes.

Beneficiados pelo kit de ordenha

No projeto, o kit será destinado a agricultores familiares, com produção de até 50 quilos de leite por dia. Os produtores rurais participantes terão treinamento teórico e prático no dia 12 de novembro, ministrado pela médica veterinária Lea Chapaval, pesquisadora da Embrapa Caprinos e Ovinos.

“Muitos dos equipamentos já são conhecidos dos produtores, mas não são usados de forma correta. É preciso chamar atenção para aspectos como a limpeza do local da ordenha, o uso da água clorada para higiene dos baldes, as mãos do ordenhador que devem estar limpas e com unhas cortadas", diz Lea.

Cerca de 80% das contaminações ocorrem nas salas de ordenha, com prejuízos aos produtores: a ocorrência da mastite, por exemplo, pode gerar perda de até 250 gramas de leite por dia em cada animal.

O objetivo do projeto piloto é financiar a implantação do kit em dez propriedades de agricultura familiar que trabalham com caprinos leiteiros na região do Sertão Central do Ceará, durante teste de três meses. Ao longo deste período, a Embrapa observará resultados referentes à qualidade do leite.

Em média, o conjunto de acessórios (que incluiu um balde semiaberto para ordenha, um balde de plástico para água clorada, cloro comercial, um par de luvas de borracha, detergente em pó, e escova ou bucha natural) custa R$ 150.


Fonte: Globo Rural

0 comentários:

Postar um comentário