FENERCE EM QUIXADÁ - Foco no turismo de aventura


Promovida pelo Sebrae no Ceará e parceiros, a 20ª edição da Fenerce prossegue até amanhã com vasta programação

Considerada a mais importante e tradicional vitrine dos produtos do Sertão Central, a Feira de Negócios da Região Centro do Ceará (Fenerce), realizada em Quixadá, distante cerca de 160 quilômetros da Capital, chega neste ano à sua vigésima edição, comemorando com uma extensa programação a grande contribuição que tem dado ao desenvolvimento socioeco-nômico local. Entre os destaques da feira, está o turismo de aventura que, a cada ano, se consolida como uma importante atividade para a região.

Além de apresentações e competições de diversas modalidades de esportes de aventura, serão realizadas, durante todo o evento, ações paralelas com foco temático neste efervescente segmento do turismo.

Metting

Uma das ações programadas é o II Meeting - Temporada de Voo Livre, que vai até o dia 30 deste mês. O evento deverá atrair turistas de vários lugares do Brasil e do mundo para a prática de voo livre em Quixadá, justamente no melhor período do ano para essa atividade, quando todas as condições naturais, especialmente os ventos, são mais propícias.

Outro momento importante dentro da programação da Fenerce será a constituição da Cooperativa de Esportes de Aventura (Coesa). A entidade vai reunir empreendedores e interessados no desenvolvimento da atividade.

A assembleia geral da cooperativa já será realizada, hoje, na Fundação Cultural de Quixadá. A posse dos associados será amanhã na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), momento em que acontecerá a apresentação da cooperativa com toda a sua composição.

O evento será selado com a assinatura de um convênio de cooperação técnica entre a Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece), o Sebrae/CE e Coesa. O intuito é promover as bases de sustentabilidade para todas as políticas públicas voltadas para o setor.

Além do convênio, será oficializada a parceria da Coesa com a Diocese do município de Quixadá para o uso da rampa de voo do Santuário Mariano, uma das duas rampas de voo livre da cidade. A outra rampa existente na região é gerenciada pelo Hotel Pedra dos Ventos, um dos principais empreendimentos hoteleiros do Sertão Central.

A programação também inclui um seminário temático técnico sobre turismo de aventura na CDL de Quixadá, amanhã, durante todo o dia, com apresentação da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta).

Durante o seminário, o coordenador da Abeta no Ceará, Sérgio Brito, falará sobre o Programa Aventura Segura e a importância do projeto de Certificação do Turismo de Aventura. Ocorrerá, ainda, no escritório do Sebrae, um encontro de negócios envolvendo os empresários locais, a Abeta e técnicos do IFCE. A ideia é de se fazer uma ampla discussão sobre formas de incrementar o turismo de aventura em Quixadá e no Sertão Central como um todo.

Aventura Segura

O Programa Aventura Segura é a maior iniciativa de organização e desenvolvimento do segmento de turismo de aventura e ecoturismo criado no País. O projeto é uma ação do Ministério do Turismo, em também parceira com o Sebrae Nacional, sendo executado pela Abeta.

O programa é uma soma de ações de fortalecimento institucional, geração e disseminação de conhecimento, qualificação de pessoas e empresas, subsídio à certificação para condutores e empresas, formação de grupos voluntários de busca e salvamento (GVBS), responsabilidade socioambiental, Campanha do Consumo Consciente e de acessibilidade no turismo de aventura.

Esporte e aventura

Ainda na programação da Fenerce está previsto o lançamento da edição 2010 do Sertão Esporte Aventura, que já tem data marcada: 15 a 17 de julho. O evento será gerido pela Coesa e a expectativa é de que até o próximo ano a nova cooperativa já terá em sua estrutura a composição de gerências de esporte para o ar, terra e água, entre outras, que irão implantar uma gestão auto sustentável, com site na internet, material promocional e equipe comprometida com a proposta de promover o potencial turístico do Sertão central, dentro de uma concepção do turismo enquanto negócio fundamental para a região.

O Sebrae/CE apoia e fomenta o sentimento do empreendedorismo e da prática de esporte enquanto negócio, além de promover eventos de intercâmbio com associações como a Abeta e consultores no intuito de estimular os equipamentos a uma prática de esporte seguro.

BELEZA

160 Quilômetros separam Quixadá de Fortaleza. A Terra dos Monólitos possui atrativos, como a Pedra da Galinha Choca

SERTÃO CENTRAL

Fenerce impulsiona negócios na região

Artesanato, agronegócio e cultura são outros destaques da XX Fenerce. A feira multi-setorial vai reunir mais de 200 empreendedores em suas múltiplas iniciativas também dos setores da indústria, comércio e serviço, impulsionando a realização de uma série de negócios e repercutindo na geração de emprego e renda em toda a região.

Com um público estimado em cerca de 15 mil pessoas, o evento é uma promoção do Sebrae no Ceará em parceria com a Prefeitura Municipal de Quixadá e conta, também, com o apoio do Banco do Nordeste, Governo Federal, Governo do Estado e Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

Além de ser uma importante vitrine da comercialização e divulgação dos produtos do Sertão Central, a Fenerce é hoje uma referência para as artes por ser, também, um imenso palco da evolução da cultura da região ao contar com uma programação que envolve, dentre outras iniciativas, apresentações de dança, teatro e folclore. Com isso, feira transformou-se não só um grande evento de negócios, mas, também uma opção de lazer imperdível.

Uma das novidades da feira no segmento de serviços é a instalação de um salão de beleza modelo, que irá mostrar para as centrais de negócios de profissionais de beleza de Quixadá e de Quixeramobim, que somam 88 empresas, um novo e remodelado conceito de atendimento e oportunidades para os empreendimentos do setor.

Haverá na feira um espaço especial, onde os profissionais de cada central poderão apresentar os seus serviços, divulgando o potencial do mercado da beleza no Sertão Central de uma forma pioneira.

Outro aspecto interessante no âmbito do espaço especial é que os profissionais receberão orientações de consultores, dentro do estande, de como melhorar seu empreendimento para atrair mais público e obter mais ganhos no negócio.

Prefeituras

Nesta edição da Fenerce, várias prefeituras na região do Sertão Central e circunvizinhança estarão trazendo negócios, desta vez explorando o ambiente rural como um espaço empreendedor, com múltiplas iniciativas também na economia rural.




Fonte: www.diariodonordeste.com.br

0 comentários:

Postar um comentário