Quixadaenses dão exemplo na coleta de materiais recicláveis


Desde que o programa Ecoelce foi implantado no município os quixadenses vem trocando material reciclável por desconto na conta de energia. Com o sucesso alcançado o programa aos poucos chega a vários bairros da cidade.

O Programa Ecoelce, que há pouco tempo foi implantado no município de Quixadá, está mexendo com as comunidades. O bairro Campo Novo, primeiro a aderir ao programa, pelo segundo mês consecutivo realiza o recebimento e a troca dos materiais por bônus na conta de energia. A Associação dos Moradores do referido bairro, entidade credenciada pela Coelce, organiza a comunidade para a transação dos materiais com a empresa de energia e também com a instituição receptora. A Associação, mesmo em pouco tempo de atuação do programa, fez um balanço positivo das atividades. No mês de setembro os resultados foram animadores, pois 720kg de diversos tipos de materiais recicláveis foram trocados por bônus na conta de energia. Já no mês de outubro, a Associação recebeu e trocou 2.110kg de materiais, ou seja, mais que dobrou do primeiro mês.

Em Quixadá, o Ecoelce recebe o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Comunicação e Mobilização Social (SECOM), que tem à frente o secretário Carlos Augusto (Carlinhos). Ele reforça que a atitude das pessoas na troca do material reciclável também é importante para a preservação do meio ambiente. “O projeto não só garante economia para as famílias, mas também dignidade e oportunidade do exercício da cidadania” afirmou Carlinhos. O secretário adiantou ainda, que a adesão das famílias dos bairros São João, Campo Velho e Alto São Francisco anda muito bem e que no final deste mês haverá a primeira troca dos materiais recicláveis dessas comunidades pelo bônus.

A presidente da Associação dos Moradores do Bairro Campo Novo, Maria Raimunda, está feliz, porque vê que a entidade que preside, está sendo útil aos moradores do bairro, papel que por alguns anos deixou de ser exercido. Dona Raimunda, como é conhecida, sonha com outros projetos para a comunidade e diz que tem recebido “diversos telefonemas de outras cidades querendo saber do Programa Ecoelce”.

Quem também não esconde a satisfação de ver o povo quixadaense valorizando o programa, internacionalmente reconhecido pelas Organização das Nacões Unidas pelo prêmio World Business and Development Awards (WBDA) 2008, é o prefeito Rômulo Carneiro “Não estou medido esforços no sentido de atender ao secretário Carlinhos naquilo que é necessário para o bom andamento das providências a serem tomadas para a implantação do programa nos demais bairros de Quixadá”, afirmou o chefe do Executivo quixadaense.

Serviço

Fale com a Associação:

Endereço: Rua João Ribeiro dos Santos, 310 – Bairro Campo Novo – Quixadá-Ceará

Fone: (88)3414-4575 - (88) 9933-3466 - coordenador do Programa Ecoelce/Ecoponto de Quixadá

Fone: (88) 3414 - 6513 - presidente da Associação



Fonte: Carlos Augusto vitorino Cavalcante

0 comentários:

Postar um comentário