Estreia "Auto da Camisinha"


No dia 1o de dezembro – Dia Mundial de combate a Aids, será lançado no Brasil, Cabo Verde, Angola, Moçambique, Timor Leste o filme “O Auto da Camisinha”, com Chico Anysio, Gero Camilo, Carri Costa, Nadia Aguiar e Brasilino Freitas. A direção é de Clébio Viriato Ribeiro, livremente adaptado do roteiro de José Mapurunga.

Informação e entretenimento a um só tempo. Primeiro nasceu o projeto Teatro de Rua contra a Aids, de autoria da Secretaria da Saúde do Estado, capitaneado pelo Instituto de Saúde e Desenvolvimento Social - ISDS. Era setembro de 1996 quando o ISDS convidou 13 grupos teatrais cearenses para montar, cada um à sua maneira, o texto em cordel escrito por José Mapurunga, intitulado “O Auto da Camisinha”. Antes, atores e diretores passaram por oficinas de sensibilização relacionadas a doenças sexualmente transmissíveis, saúde reprodutiva e cidadania. Daí em diante, o resumo da ópera dá conta de um inconteste efeito multiplicador: vista por mais de 300 mil pessoas só no Ceará, a peça, com suas diversas e criativas roupagens, alcançou diversos estados e outros países, Argentina, Paraguai, Moçambique, ocupando espaços múltiplos como palcos de teatro, praças, feiras, centros culturais, terminais de ônibus, presídios.

No filme, Clébio Viriato preservou a ludicidade, o conteúdo humano e os signos do cotidiano que garantiram a popularidade e boa aceitação da peça junto a públicos diversos. Sem didatismos ou matizes fatalistas, o cinema também quer se inserir nesse processo, “falando” sobre DST e Aids com leveza, fazendo frente à falta de informação, aos estereótipos e preconceitos que só empobrecem e desvirtuam o debate. Arte comprometida com o social, a serviço da vida e de bem com ela. “O Auto da Camisinha” foi todo rodado no período de 1 a 10 de março de 2009 na cidade de Quixadá/CE no distrito de Juatama.
O elenco do filme conta ainda com Sidney Souto, Ana Marlene, Marcos Amaral, Vanessia Gomes, André Lucas e Sérvulo Esmeraldo. “O Auto da Camisinha” é o primeiro filme feito com Chico Anysio no Ceará.O lançamento nacional acontecerá amanhã, dia 01 de dezembro (Dia Mundial de Luta Contra a Aids) às 20h30, no Cine SESC São Luis Centro.




Fonte:www.oestadoce.com.br

0 comentários:

Postar um comentário