Quixadá se consolida como cidade comprometida com o meio ambiente


Em Quixadá a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Comunicação e Mobilização Social (Secom), que tem a frente o administrador e radialista Carlos Augusto Vitorino Cavalcante (Carlinhos), apóia às associações comunitárias na implantação e execução do Programa Ecoelce nas comunidades. “Uma parceria perfeita. Prefeitura, Coelce, associações e o principal, a própria população, são os principais atores para que o programa seja um sucesso em qualquer cidade”, é o que afirma o coordenador do programa no município, Carlinhos.


O projeto piloto foi colocado em prática no bairro Campo Novo, através da associação do bairro. Em um esforço dos moradores e da presidente da associação, Maria Raimunda e dos demais parceiros, no mês de setembro a comunidade trocou 750kg de materiais recicláveis. Já no mês de outubro, a mesma comunidade reciclou 2.110kg. Agora, em novembro, foram selecionados e trocados por bônus na conta de energia 2.548kg de materiais recicláveis.


Ontem, dia 27, foi a vez do bairro Campo Velho fazer a sua primeira troca. O local de pesagem e troca de material é um dos mais freqüentados, a quadra coberta da escola Padre Vicente, que fica no próprio bairro. A expectativa era grande, não só dos que fazem a associação e que estiveram presentes ao local, como o presidente e médico da família Maximiano Ludermann, a vice-presidente, Francisca Marli de Araújo, a tesoureira Terezinha Dias Arruda e o secretário de comunicação da Instituição, Jorge Luiz, mas também para os moradores que há 30 dias juntava seus materiais. Campo Velho superou as expectativas, a comunidade guardou, selecionou e levou ao ponto de troca, nada mais, nada menos que 1.713kg de materiais recicláveis de diversos tipos, cujo os seus valores já constam no sistema da Coelce, referente a troca por bônus na conta de energia.


O presidente da Associação dos Moradores do Campo Velho, Maximiliano Ludermann, que presta serviços médicos à população do bairro e também se destaca como representante de seus pacientes, lembrou da importância do Programa Ecoelce. “Os valores a serem descontados, serão importantes porque significa economia. Outro fator importante é que todo o material que a população trouxe também não estará mais nas ruas, poluindo nosso ambiente. A ação também permite que os esgotos não sejam obstruindo, evita a poluição das lagoas e acima de tudo o material trocado não servirá como depósitos de água nos quintais para abrigar o mosquito da dengue, nem tampouco para servir de moradas para ratos e baratas, que são vetores transmissores de doenças”, comentou o médico.


Logo de manhã cedo os interessados no programa foram se aglomerando e tirando suas dúvidas. Todos queriam ser atendidos primeiro, mas prevaleceu a ordem de chegada. Eles trouxeram o material das mais diversas formas: bicicletas, sacolas, sacos, carroças, motos e até de bugre. Os moradores contaram com o apoio do operador de som, Davi Silva e do técnico da Coelce Edílson Garcia Bezerra. Vale destacar também que as movimentações geradas pelo Ecoelce foram acompanhadas pela equipe da rádio Cultura de Quixadá, que enviou o repórter Cícero Queiroz para realizar entrevistas ao vivo com as pessoas que estavam na fila para trocar o seu material reciclável.


O coordenador do programa, iniciativa reconhecida internacionalmente pela Organização das Nações Unidas (ONU), adiantou ainda, que até o final de janeiro, o Ecoelce estará acessível a toda população da sede do município e também para os que residem nas sedes dos 12 distritos da zona rural. “O que nos permite dizer que teremos em torno de 15 toneladas de materiais recicláveis recolhidos com o apoio da Prefeitura, via Ecoelce, associações, empresa e comunidades do município”, finalizou Carlinhos.


Informações:


Coordenadoria do programa Ecoelce em Quixadá – (88) 9933-3466 - Carlos Augusto (Carlinhos)


presidente da Associação do Campo Velho – (88) 9922-9940/(88) 3414-3999 - Maximiliano Ludermann





0 comentários:

Postar um comentário