Cooperativa de jovens de Quixadá realiza primeira venda para Petrobras Biocombustivel




Durante a visita do presidente da Petrobrás Biocombustível, Miguel Rossetto, a terra dos monólitos, nesta quarta-feira, 28, ele também aproveitou para ir até a sede da Cooperaiva Socioambiental e Reciclagem para ver como funciona a estação de tratamento e reciclagem de Óleo Comestível e Gorduras Residuais (ORG) do município e realizar a primeira compra da matéria prima utilizada na produção de biocombustível.


A venda do óleo é resultado de um trabalho que vem sendo realizado desde que a Cooperativa foi criada, em oututbro do ano passado. Os jovens realizaram campanhas educativas, palestras em escolas, visitas nas residências, reuniões com empresários e peça teatral em espaços públicos para mostrar a população os efeitos negativos ocasionados pelo óleo de fritura que é jogado diretamente na pia. “Muitos sonhos e desafios foram colocados. Os jovens que ficaram aqui realizaram este sonho porque se preocuparamem gerir este negócio”, disse a presidente da Cooperativa Sócio-ambiental e de Reciclagem, Camila França.


Os R$ 2.400,00 obtidos pela instiuição por meio da venda OGR também foi resultado da doação do produto por bares, restaurantes, hotéis, padarias, lanchonetes e residências, através de parcerias com a ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis),com o Restaurante da Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), que ajudam na coleta de óleo em Fortaleza. A ação deixou o presidente da Petrobras Biocombustivel entusiasmado com o compromisso da juventude quixadaense com o meio ambiente. “Quixadá hoje é o século XXI, século do não disperdiçio e do não rejeito. Estou feliz por estar aqui, pos faz parte de uma estrategia nossa colaborar com experiências deste tipo”, comentou Rossetto sobre a Cooperativa.


A Cooperaiva Socioambiental e Reciclagem de Quixadá, que recebe apoio da Prefeitura Muncipal, é a primeira no Brasil a comercializar o OGR como matéria prima para a produção de biodisel para a Petrobrás Biocombustível, estabelecendo um contrato de fornecedora oficial no Ceará. A reciclagem do OGR é realizada pela Ó-limpo, primeiro eco-negócio solidário da Cooperativa Socioambiental e que é constituída por jovens de 18 a 26 anos advindos de famílias de baixa renda do município.


Serviço


A sede da Cooperativa e a Estação de Tratamento funciona no bairro Putiú, na Avenida Presidente Vargas, 231. O telefone para contato é (88) 3414.3067



0 comentários:

Postar um comentário