Quixadá para trânsito no “Dia Mundial Sem Carro”


Uma programação está sendo preparada para a comemoração do “Dia Mundial Sem Carro” em Quixadá. A iniciativa é da Assessoria Especial de Planejamento e Política Institucional, que tem à frente o Sr. Manoel Messias Moreira da Silva, em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito (DMT) e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SEDUMA) com o apoio da Secretaria de Comunicação e demais órgãos do município.


Para o assessor Messias, a iniciativa é importante por entendermos ser um momento em que devemos também dar nossa contribuição a esse chamamento que nos remete a uma reflexão com relação á Educação ambiental e também no Trânsito. “Estaremos realizando de forma intersetorial um grande Passeio Ciclístico a partir das 17h saindo do Ginásio Coberto Governador Gonzaga Mota e percorrendo as principais ruas da cidade” informou Messias.
No Brasil, o evento ocorreu pela primeira vez em 2001 e, desde então, vem crescendo o número de adesões de municípios. A expectativa é que a data seja comemorada em mais de 200 cidades brasileiras, dentre elas Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, Campo Grande, Natal, Salvador, Belém e agora Ceará através da cidade de Quixadá. Mais de 300 organizações estão envolvidas na iniciativa todos os anos. As prefeituras das cidades normalmente apóiam, fechando algumas ruas para o trânsito de automóveis, principalmente no centro das cidades. Já é tradicional um dia mundial sem carro repleto de atividades nas cidades que o adotam, como passeios ciclísticos, caminhadas, gincanas para crianças e distribuição de panfletos.

O Passeio Ciclístico, que tem o apoio do prefeito Rômulo Carneiro, acontecerá com muita segurança e entusiasmo, vez que veículos e batedores do Departamento Municipal de Trânsito (DMT) estarão auxiliando durante todo o percurso que sairá do Ginásio Coberto Governador Gonzaga Mota e percorrerá as principais ruas da cidade. A Secretaria de Comunicação prepara a mídia que permitirá a informações nos diversos meios de comunicação da cidade, para que todos participem. “Não tenho escutado falar sobre a comemoração desse dia em outras cidades do estado, penso que Quixadá será o primeiro município a incluir o Ceará no rol dos estados brasileiros que comemoram o “Dia Mundial Sem Carro”, afirmou o secretario de comunicação Carlos Augusto (Carlinhos).


Para participar é muito simples: pegue sua bicicleta, convide seus familiares e amigos, coloque uma roupa confortável, leve consigo uma garrafinha de água e traga muita disposição e animação. Vamos juntos salvar o planeta diminuindo o aquecimento global e mudando nossas atitudes. Participe deste “Dia Mundial Sem Carro”. Se não tem bicicleta para participar, colabore deixando seu carro na garagem este dia. Saia as ruas para prestigiar o passeio de bicicleta. Ande a pé.


Saiba mais:


Histórico da comemoração


O Dia Mundial Sem Carro (no inglês, CarFree Day) foi comemorado pela primeira vez em 1998, em 35 cidades francesas. Com o tempo, a mobilização se estendeu por países europeus, chegando inclusive a outros continentes.


Fonte:www.quixada.ce.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário