Políticas públicas beneficiam as famílias quixadaenses


Desenvolver políticas públicas para beneficiar as famílias quixadaenses. Assim a secretária do desenvolvimento social, Rosa Buriti, resumiu as atividades de sua pasta na audiência pública na Câmara Municipal, na sexta, 18 de setembro. Outros membros da Secretaria (SDS), como Marcos Augusto, Isaltina Gonzaga, Maria Isabel e Marliene Silva também participaram para dar mais esclarecimentos. “De forma gradativa, foi instituído o Sistema Único de Assistência Social (Suas) do Governo Federal em Quixadá”, explicou Rosa. Para isso, são realizados os programas Banco de Alimentos, Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Renascer e Campo Velho, Cadastro Único e Centro de Atenção da Melhor Idade e o Bolsa Família.

Sobre esse instrumento de distribuição de renda, a secretária explicou que a lei 10.836 de 2004 beneficia famílias que recebem até 140 reais por pessoa. É necessário que os estudantes tenham freqüência escolar, as crianças com a vacinação em dia e participando de programas sócio-educacionais. O Bolsa Família varia de 20 a 200 reais. Em Quixadá, 18.422 famílias são beneficiáiras, sendo 10.715 da cidade e 7.707 de zona rural. Já Marcos Augusto explicou o funcionamento do banco de alimento e dos Cras. O primeiro tem a finalidade de arrecadar alimentos para doar a pessoas carentes com acompanhamento nutricional. “O Centro de Referência de Assistência Social busca, através de medidas preventivas e sócio-educativas, inserir jovens e adultos na sociedade e no mercado de trabalho”, disse. Já Maria Isabel da SDS lembrou que essa inserção é também realizada pelo Pró-Jovem Adolescente que atende em Quixadá 600 beneficiados. Outra política voltada para os jovens é Agência de Empreendorismo Jovem (Agem) que possui 1.020 jovens cadastrados. “Através de oficinas, cursos técnicos e específicos propiciamos aos jovens a oportunidade de realizar seu próprio negócio com o nosso acompanhamento”, esclarece Marilene da Agem.

O Aset, o Creas, o Centro de Atenção da Melhor Idade e os conselhos institucionais foram apresentado por Isaltina Gonzaga. O programa de Ações sócio-educativas com as famílias (Aset) realiza uma ação intersetorial com as famílias na sede e distritos. Já os idosos possuem em seu Centro um espaço para atividades como passeios de intercâmbio, música, dança, alimentação e atendimento médico. Enquanto o Creas atua no combate à violência familiar e sexual contra a criança e adolescente buscando a ressocialização, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) realiza medidas sócio-educativas para possibilitar uma infância voltada para o aprendizado e o lazer. Em Quixadá são dois conselhos institucionais ligados ao SDS, o Conselho Municipal da Assistência Social e o Conselho Tutelar. O primeiro é uma instância consultiva da Secretaria e o segundo atua vigilante para defender os direitos das crianças e adolescentes.

Após a apresentação, os membros da SDS receberam elogios e questionamentos dos vereadores Audênio Moraes (PT), Adriana Severo (PV), César Augusto (PSDB), Cí (PSDB), Edi Leal (PT) e Dadá Almeida (PT). “É muito importante esse esforço social concentrado do Governo Federal e municipal para inclusão social das famílias carentes de Quixadá”, disse a presidenta Edi.

Fonte:www.camaraquixada.ce.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário