Conferência de Cultura agita Câmara


Com o tema “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”, o evento, baseado no regimento da II Conferência Nacional, que vai acontecer março do próximo ano em Brasília, contou com a participação de mais 50 pessoas. Destacando-se atores, gestores municipais e a população quixadaense.

No encontro houve a escolha de delegados para participação na II Conferência Estadual, que acontecerá em novembro. Além disso, a professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Ana Carenina, o assessor especial de governo Manoel Messias e a consultora do Sebrae/Ce Fabiana Gisele proferiram palestras que tinham como foco criar diretrizes pertinentes à demanda local, para subsidiar a implementação do respectivo Plano Municipal de Cultura; colaborar e incentivar a organização de redes sociais culturais em torno de planos e metas comuns, bem como interação regional nas ações artísticas e culturais; mobilizar a sociedade e os meios de comunicação para a importância da cultura, bem como de suas manifestações, para o desenvolvimento sustentável do município, da região e do país; promover, ampliar e diversificar o acesso da sociedade civil aos mecanismos de participação popular no município; mapear a produção cultural de Quixadá, discutir suas peculiaridades, contradições e necessidades estabelecendo prioridades e metas para o futuro.

Logo após os participantes dividiram-se em grupos de discussões por eixos temáticos que abordavam a produção simbólica e diversidade cultura; cultura, cidade e cidadania; cultura e desenvolvimento sustentável; cultura e economia criativa e gestão e institucionalidade da cultura. “Quixadá prima pelo diálogo com a sociedade e hoje discutimos e sugerirmos propostas para a nossa política cultural”, disse a presidente da Fundação Cultural, Sandra Venâncio.

Já o vice-prefeito, Airton Buriti, lembrou que cada quixadaense deve usufruir e conhecer a cultura de sua cidade. “Cada bairro, cada comunidade, cada segmento deve viver o projeto cultural oriundo de sua localidade de origem. Mas as pessoas não devem esquecer que a pluralidade de cultura enriquece os nossos conhecimentos”, disse Buriti durante o evento.

Vale salientar que na II Conferência Municipal de Cultura também foi discutido o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 150/03, que defende um repasse 2% do dinheiro arrecadado com impostos pela União para investimentos culturais para a preservação do patrimônio brasileiro, 1,5% para os estados e o Distrito Federal e 1% para os municípios.


0 comentários:

Postar um comentário