Prefeitura de Quixadá realiza I Conferência Municipal de Saúde Ambiental


Os estragos causados ao meio ambiente, sobretudo, pela ação humana, têm causado preocupação aos governos municipais, estaduais e federal. A degradação ambiental já causa conseqüências. Dentre elas, destacam-se o esgotamento dos recursos naturais; processos acelerados de desertificação; intensificação de eventos climáticos extremos; poluição química de ambientes urbanos e rurais e a emergência de doenças. Para evitar maiores impactos, um decreto presidencial, criou a Conferência Nacional de Saúde Ambiental (CNSA). Ela é dividida em três etapas, sendo elas municipal, estadual e nacional.


Com lema “Saúde e Ambiente: vamos cuidar da gente!, a Secretaria de Saúde de Quixadá realizou na manhã de ontem, 19, a I Conferência Municipal de Saúde Ambiental. O evento foi realizado no Centro Administrativo e Financeiro e contou com a participação de vários órgãos governamentais, uma vez que a própria secretária de Saúde, Ana Valéria, considerou a ação como intersetorial. “Todos nós devemos nos unir para preservar o meio em que vivemos”. disse ela.


Já o tema da CNSA é “A saúde ambiental na cidade, no campo e na floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis”. As etapas municipais devem ser realizadas até o próximo dia 30 de agosto e as estaduais e do Distrito Federal até 30 de outubro. A etapa nacional da 1ª CNSA ocorrerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, de 15 a 18 de dezembro de 2009.


Durante o evento foram escolhidos os delegados que participarão da Conferência Regional, que faz parte da estadual. Antes da escolha dos representantes do município, aconteceu uma palestra, ministrada pelo coordenador da Vigilância Ambiental de Quixadá, Clemilson Paiiva, sobre a preservação e o impacto das ações do homem na natureza. “Temos que preserva e cuidar do local onde vivemos ou comprometeremos o futuro dos nossos filhos”, alertou Paiva.


Fonte:www.quixada.ce.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário