Estudantes conscientizam para a coleta de lixo

Dezenas de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do Ginásio Valdemar de Alcântara participaram, no plenário, da sessão de Quinta, 20 de agosto. Eles foram acolhidos pela presidenta Edi Leal (PT) que explicou o funcionamento da Câmara, suas atribuições e atividades e cada momento da sessão.

Além de conhecer o funcionamento do legislativo municipal, eles expressaram sua preocupação com a coleta de lixo na cidade. Conforme o coordenador do Ensino Médio professor João Luís, conhecido como Janjão, os estudantes estão tomando consciência sobre a necessidade de dar um adequado destino aos resíduos sólidos. Por isso, já verificaram a gravidade da situação, coletando o lixo no Centro da cidade. O estudante Diogo Filipe, convidado para compor a mesa, juntamente com sua colega Renata Kelly, lembrou que o lixo jogado nas ruas entope bueiros, valas e canos podendo causar alagamentos em época de chuvas. Já Renata citou as doenças causadas por essa prática.

O vereador Cí (PSDB), autor do requerimento que convidou a participação dos alunos, revelou que o município vive um pequeno surto de Leptospirose, uma doença causada pela urina dos ratos que se proliferam com o lixo acumulado. “Acompanhamos um caso de um quixadaense que teve seus rins paralisados e ficou na UTI em Fortaleza por causa desse mal”, advertiu. A parlamentar Adriana Severo (PV) afirmou que também acompanhou o caso por se tratar de uma moradora de Várzea da Onça, distrito onde ela reside, mas que felizmente o paciente se recuperou.

A colocação de coletores de lixo no Centro e a elaboração de campanhas educativas devem ser, para a vereadora Dadá Almeida (PT), o resultado dessa parceria entre o Poder Público e as escolas. César Augusto (PSDB) defende que é necessária também uma mudança de cultura para o cuidado com a coleta seletiva. Pedro Baquit e Audênio Moraes elogiaram a iniciativa do GVA. Já o vice-presidente Kleber Junior explicou que a limpeza é uma responsabilidade de todos. No final da participação dos alunos, Cí apresentou requerimento, aprovado por unanimidade, para que sejam afixados coletores de lixo em postes na cidade.

Fonte:www.camaraquixada.ce.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário