Novo Espaço para os Portadores de Necessidades Especiais em Quixadá


Informática, dança, capoeira aeróbica, arte e aulas de violão serão as atividades oferecidas pelo Ponto Especial de Arte, Cultura e Tecnologia, projeto da Associação de Pais e Amigos de Pessoas Especiais de Quixadá (APAPEQ), implementado a partir da aprovação do Programa Ponto de Cultura do governo do Estado.

O lançamento do novo projeto aconteceu no fim da tarde de ontem na sede da Fundação Cultural de Quixadá, onde a presidente da APAPEQ, Vera Lucia Bezerra Carneiro, anunciou que 220 crianças, adolescentes e jovens portadores de necessidade especiais, bem como 100 famílias dos bairros Campo Novo, Campo Velho e São João serão tendidas pelo “Ponto Especial de Arte, Cultura e Tecnologia”. Ela também alertou para uma problemática ainda existente. “Nós não temos uma sociedade preparada para receber um deficiente. Aceitar a pessoa com deficiência requer tempo e depende muito também do nível cultural das pessoas. Infelizmente, até os ditos normais sofrem exclusão”, comentou Vera.

Durante o lançamento do projeto, houve apresentações culturais dos alunos atendidos pela APAPEQ, incluindo dança e a capoeira do Grupo Negaça. “Nós temos que ter sensibilidade e dedicação, pois eles precisam muito do nosso empenho”, disse o professor da arte afro-descendente, Alexandre Santos. Ele, que é praticante da capoeira há 21 anos, é instrutor de crianças autistas desde 2001 e foi convidado para ser oficineiro no Ponto Especial de Arte, Cultura e Tecnologia, o primeiro que beneficia pessoas com necessidades especiais.

Dentre as autoridades presentes ao evento estavam a presidente da Fundação Cultural Sandra Venâncio, o chefe de Gabinete do prefeito Henrique Rabelo e a representante do Ministério da Cultura/SECULT, Norma Paula. Na ocasião, Rabelo lembrou que a parceria da Prefeitura Municipal com a APAPEQ é fundamental para o processo de inclusão. “Esta ação é um reconhecimento que vai além das nossas expectativas e a inclusão em todos os segmentos é o que queremos para a FelizCidade”, disse.

Informações sobre inscrições para o Ponto Especial de Arte, Cultura e Tecnologia, pelo telefone:

(PMQ/ Comunicação )


Matéria extraida do site www.sertaocentral.com.br

0 comentários:

Postar um comentário