Acessibilidade é tema da XI Semana da Pessoa com Deficiência


Pais, filhos e amigos, unidos para “acessibilidade para uma FelizCidade” é o objetivo da XI Semana da Pessoa com Deficiência de Quixadá. A Semana, que lembra a inclusão de portadores de necessidades especial, teve sua solenidade de abertura no fim da tarde de ontem, na praça José de Barros, com uma blitz de sensibilização e divulgação do evento.


Até o próximo dia 28, seis atividades serão realizadas na Fundação Cultural, Hotel Belas Artes, Câmara Municipal e na sede Associação de Pais e Amigos de Pessoas Especiais de Quixadá (APAPEQ). Dentre elas, uma novidade é o destaque, o lançamento do Projeto Ponto Especial de Arte, Cultura e Tecnologia, que vai oferecer a 220 crianças e adolescentes e 100 famílias, até 2011, aulas de informática, capoeira, dança, música, violão e artes.


A Semana é promovida pela APAPEQ, instituição que há 12 anos cuida de pessoas portadoras de necessidades especiais. Atualmente a instituição atende 158 crianças e adolescentes que recebem os cuidados de 30 profissionais. A equipe, constituída através de um convênio com a Secretaria de Educação do município, é formada por duas fisioterapeutas, duas fonoaudiólogas, duas psicopedagogas, uma psicóloga, professores, auxiliares de serviço geral e motoristas.


“A inclusão hoje é um marco. Nós reestruturamos o nosso atendimento, sobretudo, depois que começamos a participar de editais públicos. Foi através da aprovação em um deles que iremos lançar na tarde de hoje o nosso mais novo projeto, o Ponto Especial de Arte, Cultura e Tecnologia. Ele é um dos primeiros pontos de cultura do governo do Estado que beneficia os portadores de necessidades especiais”, disse a presidente da APAPEQ, Vera Lúcia Bezerra Carneiro.


Programação:


24/8 – segunda-feira


Abertura: Blitz de sensibilização e divulgação


Local: Praça José de Barros


Horário: 17h


25/8 – terça-feira


Lançamento do projeto Ponto Especial de Arte, Cultura e Tecnologia


Local: Centro Cultural Rachel de Queiroz


Horário: 16h


26/8 – quarta-feira


Dia de saúde e beleza


Local: sede da APAPEQ


Horário: 8h


Roda de conversa temática


Local: sede da APAPEQ


Horário: 15h


27/8 – quinta-feira


Lançamento do projeto os vários olhares pela pessoa com deficiência de Quixadá;


Fórum Intersetorial de dialogo: Construa acessibilidade para a pessoa com deficiência de Quixadá


Local: Câmara Municipal


Horário: 9h


28/8 – sexta-feira


Momento de lazer


Local: Hotel Belas Artes


Horário: 8h


Outras informações pelo telefone: (88) 34145583

0 comentários:

Postar um comentário