Democratização da educação é tema de audiência


Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar foi tema da audiência que aconteceu na tarde de sexta-feira, 28 de agosto na Câmara Municipal de Quixadá, promovida pelo legislativo municipal e a Assembleia Legislativa. O objetivo é discutir o Eixo III da Conferência Estadual da Educação que acontece no mês de novembro. A intenção é mobilizar a sociedade e enriquecer o encontro nacional. O tema central da Conae - Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: Diretrizes e Estratégias de Ação - está relacionado a questões do dia- a-dia da escola. Além dessa discussão, serão debatidas questões como financiamento da educação, gestão democrática, avaliação, formação dos professores e visão sistêmica da educação.

A presidente da Câmara de Quixadá vereadora Edi Leal que é professora, falou da importância de debater a qualidade da educação. “Precisamos fazer essas discussões para que mais pessoas possam ser incluídas. Com esses diálogos nós poderemos expor a educação que desejamos e onde queremos chegar, essa é uma oportunidade dada pelo nosso presidente Lula, e dessa forma alcançaremos melhorias para a nossa população com uma educação inclusiva e de qualidade, afirmou a parlamentar.

Já Cristiane Holanda que esteve representando a secretária de educação do Estado Izolda Cela falou dos avanços já conquistados na educação. “ O Ceará registra importantes índices na educação. Mas, temos que avançar mais. Essas audiências são exatamente para fazermos sugestões e a partir delas ações em benefício da educação.

A secretária de Educação do município de Quixadá, Lígia Saraiva comentou que já era pratica da prefeitura de Quixadá abrir espaços de diálogo com a população e sitou o congresso da cidadania que é promovido anualmente pelo município, além do acompanhamento que é feito junto aos gestores escolas.

Ela agradeceu ainda a presença dos diferentes públicos presentes na audiência. “Os alunos, pais, professores, gestores e a sociedade como um todo tem que ser protagonista em defesa da educação, tem que está presente nas escolas, pois essa união trará um crescimento e uma melhoria para nossos filhos”, disse.

A deputada Rachel Marques membro da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa e responsável pela solicitação da audiência, destacou a importância da participação da Casa na mobilização em prol da educação. “A Assembléia Legislativa está se envolvendo diretamente na preparação da conferência estadual, levando aos municípios o que será discutido nesses encontros em todo o País”, ressaltou a parlamentar.

Estiveram presentes ainda na audiência: o secretário da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa Zezé Medeiros - representando o presidente da Comissão deputado Artur Bruno; Joyce Costa Gomes de Santana, coordenadora da Crede 12; a vereadora e pedagoga Dadá Almeida (PT), o vereador e professor Audênio Morais (PT), o mobilizador social da Fetraece, Antônio Lopes, vários profissionais da educação e populres.


O evento contará com as presenças já confirmadas dos deputados estaduais Artur Bruno e Rachel Marques, da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembléia Legislativa. “Deveremos ter um debate aprofundado com a presença dos professores de todos os bairros e distritos de nosso município”, afirma Audênio Moraes (PT).

Fonte:
www.camaraquixada.ce.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário