Doenças Sexualmente Transmissíveis são debatidas na Câmara


Durante toda manhã do dia 28, a Câmara Municipal de Quixadá foi o ponto de encontro de pessoas interessadas em debater a saúde dos quixadaenses, sobretudo, os problemas e a prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e a AIDS. O encontro, promovido pela Secretaria de Saúde do município, apoiado pelo governo do Estado e Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS, reuniu o poder público, a sociedade e médicos para esclareceram a população sobre as enfermidades causadas pelo sexo inseguro, sem uso de preservativos.


Dentre os assuntos abordados no 1º Fórum Quixadaense Sobre DST/AIDS, estavam a transmissão vertical (de mãe para filho) e a situação epidemiológica do município, onde quatro profissionais participaram do evento. O especialista, Ednaldo Rolim, falou um pouco sobre a problemática da DST/AIDS; a coordenadora do Núcleo de Prevenção das Violências e Promoção da Saúde e Cultura de Paz/Ceará, Telma Martins, apresentou o projeto Ativismo e Solidariedade – Vivendo e Convivendo com HIV; coordenadora do Centro de Saúde Reprodutiva e Sexual, Graça Lira, debateu a situação Epidemiológica no município e o infectologista Francelino Carvalho lembrou aos que a criança, filha de mãe infectada pelo HIV, tem a oportunidade de não se infectar. Atualmente, existem medidas eficazes para evitar o risco de transmissão, como o diagnóstico precoce da gestante infectada, o uso de drogas anti-retrovirais, o parto cesariano programado, a suspensão do aleitamento materno, substituindo-o por leite artificial (fórmula infantil) e outros alimentos, de acordo com a idade da criança. Ele alertou ainda, que quanto mais precoce o diagnóstico da infecção na gestante, maiores são as chances de evitar a transmissão para o bebê. “Este Fórum demonstram o amadurecimento da sociedade, uma vez que os portadores do HIV ainda sofrem muito preconceito”, disse o Francelino Carvalho.


A secretária de Saúde de Quixadá, Ana Valéria, lembrou que o evento é mais uma ação que beneficia àqueles que querem viver com segurança. “Nós Compreendemos a importância do controle da AIDS no município e esta iniciativa permite que a população possa estar se prevenindo”, disse.


Fonte: www.quixada.ce.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário