Começa hoje Feira da Agricultura Familiar




Um novo espaço para a comercialização dos produtos da agricultura familiar, onde principalmente as mulheres e os jovens serão beneficiados, acontecerá nos próximos dias 7 e 8 de agosto em Quixadá. Trata-se da I Feira Territorial da Agricultura Familiar e Empreendimentos Solidários do Território da Cidadania do Sertão Central. O evento será realizado no Parque de Exposição Moisés Ferreira, local da já tradicional feira dos animais. Quem passar por lá poderá conferir a comercialização de bovinos, ovinos, caprinos, suínos, aves, oficinas de gastronomia de comidas típicas da região e tudo que envolve o desenvolvimento da agricultura.

Com o tema “Somos a cara do sertão” a feira trará mais eficiência na assistência e extensão rural; ampliação do acesso aos recursos do Programa de Aquisição de Alimentos (PPA) e do Seguro Safra da Agricultura Familiar (SEAF); elevação dos programas de garantia de preços da agricultura familiar (PGPAF); acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e implementação do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável do Governo Estadual (PDRS).

A Prefeitura de Quixadá é uma das parceiras do evento, que será organizado por vários segmentos dentro do Território da Cidadania do Sertão Central, dentre eles o Comitê Setorial de Mulheres e Agência de Comercialização, bem como, Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Nível Médio do Sertão Central (SINTACE), Federação das Associações do Município de Quixadá, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) e Programa Bolsa Família do município. Já os patrocinadores são o Banco do Brasil, Banco do Nordeste Secretaria do Desenvolvimento Agrário e Petrobras.

Para Sheila Gonçalves, representante do colegiado do Comitê Setorial de Mulheres e do governo municipal, esta é uma oportunidade para um maior desenvolvimento da agricultura familiar. “A nossa intenção é trazer para cidade aproximadamente 10 mil pessoas, inclusive caravanas de outros municípios chegarão à cidade. Além disso, representantes dos 12 municípios que compõe o Território também estarão em Quixadá”, disse. Ela adiantou ainda, que o evento será realizado anualmente e cada ano será em uma das cidades participantes do programa do governo federal.


0 comentários:

Postar um comentário