Sesa inicia nesta sexta-feira curso de especialização para enfermeiros




A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) inicia nesta sexta-feira (31), às 8h30min, com 156 enfermeiros, o “Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica e Neonatal”, no auditório da Escola de Saúde Público do Ceará, Avenida Antônio Justa, 31612. A especialização tem duração de 1 ano e meio, promovida em parceria com a ESP-Ce e apoio do Ministério da Saúde.

Os 156 enfermeiros, que passarão a ser especialistas em obstetrícia, são todos de maternidades da rede pública de saúde dos municípios de Caucaia, Maracanaú, Canindé, Itapipoca, Acaraú, Quixadá, Aracati, Russas, Limoeiro do Norte, Camocim, Sobral, Tauá, Tianguá, Icó, Brejo Santo, Iguatu, Crato, Juazeiro do Norte e de áreas indígenas dos municípios de Itarema, Acaraú, Pacatuba e Caucaia.

Ficarão mais preparados para cuidar do pré-natal de baixo risco, do parto e pós-parto. E ainda atualizados e capacitados em urgências e emergências obstétricas e ao recém-nascido na sala de parto. No final do curso de especialização, os enfermeiros estarão também mais preparados para os cuidados com a mulher no parto de alto risco.

Em 2007, o Ceará registrou 105 óbitos maternos e em 2008 caiu para 99 óbitos. A meta da Secretaria da Saúde do Estado é reduzir até 2010 a Razão de Mortalidade Materna de 66,1 óbitos por 100.000 nascidos vivos.

Fonte:www.jangadeiroonline.com.br

0 comentários:

Postar um comentário