Atenção professores de Quixadá,MEC abre vagas para escola pública

“O Ministério da Educação (MEC) abriu inscrições para vagas do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. São ofertadas 51.304 vagas em 2009 para a graduação exclusiva de professores em exercício, nas redes públicas estaduais e municipais de ensino do País. As inscrições devem ser feitas na Plataforma Freire

(http://freire.mec.gov.br/index/principal) até o dia 31 de julho. O número de vagas para formação inicial no Ceará é 3.003 vagas.

Os cursos serão oferecidos por instituições públicas de Ensino Superior, dentre as quais a Universidade Federal do Ceará (UFC), através do Instituto UFC Virtual, que oferece 1.095 vagas. A meta do Plano Nacional é formar, entre 2009 e 2011, 330 mil professores que hoje dão aulas sem licenciatura. Do total de vagas, 52% são de cursos presenciais e 48% de cursos a distância. O investimento do Governo federal somará R$ 1,9 bilhão.

O Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica é resultado de ação conjunta do MEC, instituições públicas de Educação Superior e secretarias de Educação dos estados e municípios. O Plano Nacional oferece cursos de graduação para educadores em exercício no magistério público que estão em uma das três situações: professor que ainda não tem curso superior (primeira licenciatura); professor com graduação, mas que leciona em área diferente daquela em que se formou (segunda licenciatura), e bacharel sem licenciatura, que precisa de estudos complementares que o habilitem ao exercício do magistério.

A primeira licenciatura tem carga horária de 3.200 horas, sendo 2.800 de conteúdos e 400 de estágio supervisionado; a segunda licenciatura tem carga horária de 800 horas para curso na mesma área de atuação do professor ou de 1.200 horas para curso fora da área de formação.
INSTITUTO UFC VIRTUAL

O Instituto UFC Virtual oferecerá 1.095 vagas, distribuídas entre os cursos de Bacharelado em Administração (60 vagas), Licenciatura em Matemática (180 vagas), Licenciatura em Química (180 vagas), Licenciatura em Letras Português (225 vagas), Licenciatura em Letras Espanhol (120 vagas), Licenciatura em Letras Inglês (165 vagas) e Licenciatura em Física (165 vagas). Os municípios com vagas são: Aracati, Aracoiaba, Barbalha, Beberibe, Brejo Santo, Caucaia (pólos Flávio Marcílio, Jurema, Rubens Vaz e Fecet), Camocim, Campos Sales, Itapipoca, Ipueiras, Jaguaribe, Maranguape (pólos 1 e 2), Meruoca, Missão Velha, Orós, Piquet Carneiro, Quiterianópolis, Quixadá, Quixeramobim (pólos Fatec e UAB), Russas, São Gonçalo do Amarante, Tauá e Ubajara.

SERVIÇO

Para participar, o professor tem de cadastrar o currículo na Plataforma Freire . Nela, os professores vão escolher as licenciaturas que desejam cursar, fazer inscrição, cadastrar e atualizar seus currículos.”

Fonte:Central de Notícias

0 comentários:

Postar um comentário