Mulheres participaram do programa Sertão em Destaque

A coordenadora de Políticas para as Mulheres, Sheila Gonçalves; a coordenadora do Centro de Referência da Mulher e Cidadania de Quixadá, Isaltina Gonzaga; a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Neiva Esteves e a assessora de Cerimonial do Gabinete do Prefeito, Patrícia Maria participaram do programa transmitido pela Rádio Cultura, apresentado por Carlos Augusto Vitorino, "o Carlinhos". Elas convidaram a população de modo geral, em especial as mulheres de Quixadá e de toda região, para as comemorações alusivas à semana da mulher.

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como: redução na carga horária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), igualdade de salários entre homens e mulheres (elas recebiam até um terço do salário para executar o mesmo trabalho de um homem) e tratamento digno no ambiente de trabalho. Mas a manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres tecelãs, cerca de 130, foram trancadas e incendiadas dentro da fábrica.

As representantes das entidades que participaram do programa "Sertão em Destaque" lembraram que somente em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher". Uma homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Porém, a Organização das Nações Unidas (ONU) só oficilalizou a data em 1975, através de um decreto.

Em Quixadá, a luta das mulheres, no momento, é pela construção da Delegacia Especializada para as Mulheres e a criação da Vara da Violência Doméstica e Familiar. “Só com a conquista desses dois empreendimentos públicos, verdadeiramente e de forma efetiva, nós veremos a Lei Maria da Penha ser cumprida de forma eficaz”, afirmou Sheila Gonçalves.

Segundo o prefeito de Quixadá, Rômulo Carneiro, a administração da Felizcidade não medirá esforços para garantir o terreno da delegacia e outros incentivos para a concretização dos sonhos da classe. " A prefeitura de Quixadá sempre lutou por melhorias para as mulheres de nossa cidade e desta vez não vai ficar para trás, vamos manter nosso esforço para garantir o terreno onde será construida a delegacia. Neste ano a prefeitura realiza uma programação vasta para a semana das Mulheres. A semana é realizada por meio de uma ação intersetorial, que luta pelo fim da violência contra as mulheres não só em Quixadá, mas em todo o Sertão Central", disse o prefeito.


Ainda hoje nesse site você terá acesso a toda programação da semana da mulher.

0 comentários:

Postar um comentário