Vereador Audênio Moraes cobra da empresa do Sanear II um trabalho de mais qualidade

Ruas interditadas, sujeira, poeira e até acidentes estão se tornando rotina aos moradores de Quixadá

Quixadá. Reclamações. Muitas reclamações. A população de Quixadá não está satisfeita com as obras do Sanear II. Mesmo sabendo da importância do sistema de saneamento que está sendo implantado na cidade, os moradores não se conformam com a execução do projeto. Por todos os cantos se ouve queixas. Ruas interditadas, sujeira, poeira e até acidentes estão se tornando rotina nos últimos meses. Insatisfeitos, os moradores resolveram exigir providências do Ministério Público (MP). Eles querem solução imediata para os problemas.
O vereador Audênio Moraes,logo na abertura dos trabalhos legislativos de 2009,solicita da empresa responsável um trabalho de mais qualidade.Amanhã dia 05(quinta-feira),será realizada a primeira sessão de 2009 com a mais nova presidente da Câmara Edi Leal,que está sendo a segunda mulher a assumir a Câmara Municipal de Quixadá,a primeira foi a vereadora Irisdalva de Almeida.
Após oito meses de obras e muitos transtornos para a população de Quixadá, promotores de Justiça, técnicos e sociedade civil definiram as estratégias para minimizar os problemas causados pelo projeto Sanear II. O projeto de saneamento básico da cidade deverá estar concluído até o fim do próximo ano. Até lá, os moradores de mais de 60% das ruas e avenidas ainda a serem beneficiadas pelos serviços de implantação da rede de esgotos serão informados previamente do início e do prazo para execução da obra no local.

Haverá limpeza em todas as áreas onde foram realizadas escavações. Nenhuma rua ou avenida ficará interditada até o retorno dos serviços. As medidas deverão agradar mais 40% da população. Na área urbana do município residem, aproximadamente, 25 mil habitantes.

As reclamações mais comuns eram sobre a falta de orientação, de fiscalização e a demora na conclusão dos serviços. Por onde passa, o Sanear deixa muita sujeira e a pavimentação das vias públicas completamente deformadas. Embora apenas 25 usuários, representantes da sociedade local estivessem presentes, as queixas eram muitas.

Dificuldades
Segundo o gerente de obras do Sanear II no Interior do Ceará, engenheiro Ernandes Freire, a Cagece está empreendendo esforços no sentido de minimizar as inconveniências para os moradores de Quixadá. A mesma medida está sendo adotada nas cidades de Crateús e Aracati, onde as obras de saneamento também estão sendo realizadas. Em cada uma delas as empreiteiras enfrentam dificuldades. Embora Quixadá possua formações rochosas por todos os lados, o problema no subsolo de Crateús é mais acentuado. Em Aracati, o solo arenoso também prejudica a agilidade dos serviços.

Das 7,5 mil ligações de esgoto previstas, mais de 50% já foram feitas em Quixadá

O supervisor de obras da Cagece no Sertão Central, Rogério Gomes Leite, informou ao público que, das 7,5 mil ligações de esgoto previstas para o projeto, mais de 50% já foram feitas somente em Quixadá. Restam pouco mais de 3,5 mil. A conclusão dos serviços está prevista para18 meses. O prazo inicial de ampliação do sistema de esgoto estimado pelo Governo do Estado era de 180 dias. “A necessidade de remoção das rochas, com uso de explosivos, requer cuidados e providências extras. Acabam atrasando o cronograma estabelecido”, justificou Gomes Leite.


0 comentários:

Postar um comentário