Segurança reforçada para Carnaval


Resultado de imagem para polícia
Foto: Google imagens
Ao todo, o Estado vai contar com o reforço de 3.140 agentes de segurança durante o período carnavalesco. Desse total, 2.103 policiais militares, 324 policiais civis, 615 agentes do Corpo de Bombeiros e 36 da Perícia Forense, além de 62 servidores das coordenadorias da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O Plano Operacional Carnaval 2017 foi apresentado, ontem, pelo titular da pasta, André Costa.

Segundo o secretário, o reforço do efetivo será distribuído em 60 cidades do Estado. Em Fortaleza, que contará com oito pontos de folia durante o Carnaval e estima receber 120 mil turistas, mais de mil agentes atuarão na segurança.

André Costa destacou que o foco da operação é a redução de índices de violência. “Nossa meta é sempre a mesma, salvar vidas. Trabalhamos com esse foco”, afirmou.

Planejamento
Coordenador de planejamento operacional da SSPDS, Fernando Menezes, informou que que não haverá alteração do efetivo ordinário em decorrência das movimentações dos efetivos das forças vinculadas designadas para a segurança do Carnaval 2017.

Fernando Menezes detalhou que a operação, que inicia às 18 horas de hoje e se estende até as 6 horas da quarta-feira (1), terá o apoio dos comandos móveis e aéreos. “Serão duas plataformas de observação elevadas (POEs), cada uma com 14 câmeras instaladas em uma torre de 15 metros de altura, e quatro aeronaves, sendo uma com imageador e uma com resgate aeromédico, em regime de plantão 24 horas, para atender os municípios cearenses. Os helicópteros estarão distribuídos nas três bases da Ciopaer – Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral”, adiantou.

Rodovias
O Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual (BPRE) contará com 601 policiais militares, que atuarão em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran). O efetivo diário da corporação contará com 23 pontos fixos, cinco postos avançados, 20 postos volantes, 58 motos, 20 guinchos, 68 viaturas e 44 bafômetros. Os policiais observarão itens de segurança do veículo, documentação do condutor e do carro, entre outros detalhes.
Conforme André Costa, os agentes de segurança atuarão forte na fiscalização de condutores sobre o uso de álcool. “Também é nossa obrigação garantir a segurança das pessoas que vão viajar nas nossas estradas”, apontou.

Cuidados
O comandante do Corpo de Bombeiros, Heraldo Pacheco, recomendou que as pessoas tivessem cuidado com banhos de mar, lagoa, açude e rio. “Costumamos dizer, água no umbigo é sinal de perigo. Então, a gente pede que os banhistas redobrem os cuidados e escolham lugares próximos dos guarda-vidas”.
Ele alertou, ainda, que nesse período há muitas crianças perdidas. Para evitar a aflição dos pais e responsáveis, o comandante do Corpo de Bombeiros orienta que todos fiquem atentos a movimentação. “Nós distribuímos pulseirinhas de identificação. Uma lei estadual também obriga que lugares que promovem eventos também distribuam a pulseirinha. Mesmo assim, pedimos aos pais que fiquem atentos. Os pais são os heróis de seus filhos e os melhores guarda-vidas dessas crianças”, ponderou Heraldo Pacheco.

Em tempo
Instado sobre o desafio feito na internet, dando a entender que a Polícia não entraria da Caucaia, o secretário respondeu que não existe área no Estado onde as forças de segurança não consigam entrar. “Nas operações que realizamos, o que temos visto é que, onde a gente chega, a vagabundagem fica acuada”, relatou André Costa.

0 comentários:

Postar um comentário