Quixadá realiza evento de conscientização da prevenção do câncer de próstata

Entrando na onda do mês mundial de combate ao câncer de próstata, a Secretaria Municipal de Saúde de Quixadá em parceria com a Unimed, Hemoce, FCRS, Coelce, Associação dos Mototaxistas de Quixadá, Associação dos Comerciantes, CRAS e CDL, realiza na quarta-feira, 12, na praça da catedral o evento denominado de dia D do novembro azul, mês dedicado a conscientização da importância da realização do exame da próstata.

O evento terá início às 8 horas da manhã e a população contará com diversos serviços como: exame de PSA, avaliações fisioterápica, nutricional e física, verificação de pressão arterial, exame de glicemia, doação de sangue e atividades físicas.





O Câncer de próstata

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

*Alexandre Silva com informações da assessoria de comunicação da PMQ e do Instituto Nacional de Câncer.

0 comentários:

Postar um comentário