Mombaça: Dia ‘D’ de vacinação contra HPV será segunda-feira




A partir de segunda-feira, 10, o Sistema Único de Saúde – SUS passa a oferecer a vacina contra o Papiloma Vírus Humano – HPV, usada na prevenção do câncer de colo do útero. Em Mombaça, o Dia “D” da vacinação será na própria segunda-feira, com vacinação nas escolas Divino Salvador, Professora Laura Alencar, Roberto Sá, Maria Silvino, Antônio Soares, Pedro Aires de Carvalho, Maria Ambrozina Cavalcante, José Liberato de Pádua, Cândido Simão e Centro de Educação Rural. Nos dias seguintes as vacinas estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde da Família.

Devem ser vacinadas meninas com idade entre 11 e 13 anos. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda seis meses depois e a terceira cinco anos após a primeira dose. Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as crianças de 9 a 11 anos e em 2016 às meninas de 9 anos. A meta do Ministério da Saúde é atingir 80% do público-alvo, composto por 5,2 milhões em todo país. A vacina contra HPV garante proteção de 98% contra o câncer de colo do útero.

Para receber a imunização não é obrigatória a presença de pai ou responsável. Caso não seja autorizada a imunização, o pai ou responsável deverá assinar um termo de recusa e enviar para a escola. Para receber a vacina, as adolescentes devem estar com a caderneta de vacinação. Em caso de perda, será fornecido um novo cartão de vacina.

Fonte: O ESTADO CE

0 comentários:

Postar um comentário