Profetas da chuva se reúnem em encontro neste sábado


Os profetas da chuva - grupo que se reúne há 18 anos para apresentar observações empíricas a respeito da quadra chuvosa - revelou neste sábado as prospecções para o ano de 2014. A maioria está esperançosa quanto a um bom inverno, mas também diz que as precipitações devem ser tardias - começando somente a partir de março.

Para realizar as previsões, os profetas apostam nos sinais emitidos pela natureza: o posicionamento dos astros, a movimentação das formigas, a situação de algumas plantas, os ventos rasteiros de julho. Todos estes dados são reunidos para que se monte um quadro revelando o prognóstico. Alguns, mais experientes, arriscam experimentos como as pedras de sal de Santa Luzia, simbolizando cada mês, ou florescimento de determinada planta antes do Natal.

Paulo Costa, agricultor, que o observa os sinais da natureza através dos ventos, deveremos ter inverno em 2014, mas ele será “tardio, pesado e curto”. “Sabemos que todo ano terminado no numeral quatro é bom, mas esse ano é atípico. Esse ano não teremos as duas luas cheias no mesmo mês. Teremos, sim, duas luas minguantes em março. E isso não é um sinal de boa chuva”.

O encontro dos profetas foi realizado em Quixadá, nos arredores do Açude Cedro - primeiro açude público federal construído no Brasil. Além dos políticos locais, o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, esteve na cerimônia. Segundo ele, mesmo que não tenhamos um inverno rigoroso, as cidades estão sendo preparadas para ter a demanda de água suprida. “Se não chover, a seca vai começar a atingir cidades de maior porte, estamos nos preparando para diminuir os efeitos”, pontuou.

De acordo com a assessoria de imprensa da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a previsão oficial do Governo do Estado para a quasdra chuvosa 2014 deverá ser divulgada no próximo dia 22.

Fonte: O POVO

Comente, curta e compartilhe as matérias do blog. Envie críticas, sugestões e elogios. Faça com que nosso blog cresça e fique a cara do leitor.

0 comentários:

Postar um comentário