Pás carregadeiras do PAC2 chegam ao Ceará

O estado do Ceará recebe nesta sexta-feira as primeiras pás carregadeiras do governo federal. Com mais este equipamento, as prefeituras de até 50 mil habitantes, selecionadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), terão mais autonomia no cuidado das estradas que ligam o campo às cidades, as chamadas estradas vicinais.

Ao todo, serão entregues 80 equipamentos, sendo 30 caminhões-caçamba, 18 caminhões-pipa e 32 pás carregadeiras, para 79 municípios. Com mais esta entrega, o estado soma 650 máquinas doadas. O Ceará tem 181 municípios selecionados pelo PAC. A doação de retroescavadeiras já foi universalizada e agora a ação está sendo completada com a entrega dos demais equipamentos.

Para a compra das máquinas, foram investidos mais de R$ 22,5 milhões – um benefício para 197 mil famílias de trabalhadores rurais. Além das estradas, a ação possibilita a chegada de caminhões-pipa a regiões distantes no Semiárido brasileiro. Com melhores estradas, os produtos da agricultura familiar chegam com mais qualidade e com melhor preço.

Ainda neste primeiro semestre de 2014 serão entregues no estado mais 249 equipamentos (duas motoniveladoras, 41 caminhões-caçamba, 59 caminhões-pipa e 147 pás carregadeiras).

Auxílio emergencial 

Localizado a 105 quilômetros da capital Fortaleza, o município de Canindé vai completar, nesta sexta-feira, os cinco equipamentos garantidos pelo governo federal aos municípios pertencentes à Região do Semiárido.

Segundo o prefeito Francisco Celso Crisóstomo, com as novas máquinas foram abertas mais de 500 cacimbas e aproximadamente 15 açudes para garantir a segurança hídrica dos moradores das áreas rurais.

Fonte: PORTAL BRASIL

0 comentários:

Postar um comentário