Escândalo das Gaiolas: 23ª Vara Federal bloqueia bens de ex-gestores de Quixadá

Na foto: os dois ex-prefeito de Quixadá, Ilário Marques
e Rômulo Carneiro.


Indisponibilidade de valores trata-se de medida cautelar, por receio de que os réus se desfaçam de seus patrimônios para frustrar futura execução


O juízo federal da 23ª Vara, em Quixadá, tornou indisponíveis valores financeiros pertencentes aos ex-prefeitos de Quixadá José Ilário Gonçalves Marques (2001 - 2008) e Rômulo Nepomuceno Bezerra Carneiro (2009 - 2012). A decisão do juiz federal João Batista Martins Prata Braga, que responde pela Vara Federal, atendeu à ação de improbidade administrativa, ajuizada pelo Ministério Público Federal.


Também foram indisponibilizados valores financeiros dos ex-secretários de Agricultura do Município, Ereni Lima Tavares e Paulo Pinto Bezerra Júnior; do presidente do Instituto Sertão Central (ISC), Joaquim Neto Cavalcante Barros; do ex-presidente do ISC, Francisco Erasmo Cavalcante Barros; e da Cooperativa Cearense de Prestação de Serviços e Assistência Técnica LTDA – Cocepat.

Entenda o caso

Em dezembro de 2005, o município de Quixadá e a União, por meio da Secretaria Especial da Pesca e Aquicultura , atual Ministério da Pesca e Aquicultura, celebraram Convênio no valor de R$ 329.450,00, para implantação de 10 unidades demonstrativas de criação de tilápias em gaiolas em açudes da região, bem como o desenvolvimento de programa de capacitação e treinamento de produtores rurais na produção do pescado.

Conforme denúncia do MPF, o projeto não foi executado até a data da decisão, nem mesmo parcialmente, sustentando serem inúmeras irregularidades, ocorrendo desde a deflagração do procedimento licitatório até o pagamento dos fornecedores, sem a devida prestação dos serviços contratados.

O bloqueio de bens trata-se de medida cautelar desse juízo, por receio de que os réus se desfaçam de seus patrimônios para frustrar futura execução financeira. O juiz entendeu que as provas apresentadas pelo MPF representam fortes indícios de autoria e materialidade de atos de improbidade administrativa, por lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito dos envolvidos.


Autor: Seção de Comunicação Social - JFCE

Compartilhe e comente as matérias do blog. Envie sugestões de pauta, críticas e elogios, nosso blog é construído por você, leitor.

0 comentários:

Postar um comentário