Chove em 126 municípios cearenses


Choveu em 126 municípios do Ceará, entre os dias 19 e 20 de dezembro, sendo alguns registros com mais de 100 milímetros. A notícia é boa, principalmente após dois anos de seca castigando o Estado. Entretanto, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) informa que se trata de precipitações da pré-estação chuvosa, ou seja, não há relação com a quadra chuvosa de 2014.

As chuvas registradas hoje atingiram todas as regiões cearenses, com maior intensidade na parte centro-sul do Estado. O maior índice ocorreu no município de Nova Russas, onde as precipitações chegaram a 145 milímetros. Em Graça e Cariús, as chuvas foram de 132 milímetros. Em Fortaleza, o registro foi de apenas 1 milímetro.

De acordo com o meteorologista Raul Fritz, da Funceme, as precipitações estavam previstas, inclusive no site da instituição e foram causadas por dois sistemas. “Um vórtice ciclônico está atuando sobre o Nordeste brasileiro e a Zona de Convergência do Atlântico Sul também está trazendo nebulosidade. Dessa forma, tivemos as chuvas intensas, porém típicas desse período de pré-estação”.

Ele ressalta que é errado fazer alguma relação entre essas chuvas e a próxima estação chuvosa. “Durante o período chuvoso, entre fevereiro e maio, o sistema meteorológico que atua no Ceará é outro, a Zona de Convergência Intertropical. Se chover bem em janeiro e fevereiro, não significa que teremos uma quadra chuvosa boa”, explica o Fritz.

A Funceme informa ainda que somente divulgará o prognóstico para a quadra chuvosa de 2014 na segunda quinzena de janeiro.

(Da Assessoria de Comunicação da Funceme)

0 comentários:

Postar um comentário