Quixadá: Palma é irrigada por gotejamento


O gotejamento, uma técnica racional de irrigação mais aplicada em regiões áridas, será utilizado na produção de forragem para consumo animal, no plantio e cultivo de palmas. A novidade foi anunciada no lançamento do Sistema de Produção de Forragens nos municípios de Quixadá e Banabuiú, na região Centro do Estado.

O modelo, até então, era utilizado em programas públicos do Ceará somente na produção de grãos e hortifrutigranjeiros. Agora, além da palma, haverá também produção diferenciada do sorgo, através de aspersão, outra alternativa utilizada para racionamento de água e melhorias na produção.

Segundo o secretário estadual do Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins, no total serão implantados oito módulos de produção das forragens especiais no Ceará. Serão 50 hectares de palma forrageira e 60 hectares de sorgo. Os insumos vegetais serão usados na alimentação animal.

O programa é uma iniciativa do Governo do Estado, através da SDA, em parceria com a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF). A própria Companhia juntamente com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce)e o Instituto Agropolos é executora nas associações selecionadas, nos municípios escolhidos.


Fonte: Jornal Diário do Nordeste

2 comentários:

  1. Interessante essa notícia, definitivamente o Brasil está um pouco esquecendo o que é a agricultura, sendo um grande país, está deixando muita terra degradada e improdutiva. Sou engenheiro Agrícola e moro no Brasil quatro anos, e vejo todos os dias com decepção, que o governo ignora muito a agricultura. Em outros países menos desenvolvidos, como o meu país (Perú), a agricultura está se desenvolvendo mais rápido do que aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita ao meu blog, e concordo plenamente com suas palavras. Abraços!

      Excluir