Prefeito de Quixadá critica forma do repasse do FPM em evento da Confederação Nacional dos Municípios



No intuito de promover discussões sobre as práticas da administração pública local, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) realizou o Diálogo Municipalista 2013. A realização do evento, contou com o trabalho e a articulação da Aprece. O encontro foi nesta terça-feira, 29/10, e contou com a presença de dezenas de prefeitos, além de secretários, assessores e técnicos municipais.

A presidente da Aprece, Adriana Pinheiro, deu alguns informes importantes antes do início dos trabalhos por parte da CNM. Entre os pontos que ela abordou, destaque os relacionados a Finanças, Saúde, Educação e ao Desenvolvimento local. Na oportunidade, também foram pormenorizadas ações da Aprece junto à Receita Federal, Coelce, Secretaria de Saúde do Estado. Adriana Pinheiro ouviu uma série de demandas e solicitações por parte dos prefeitos

A diretora técnica da CNM, Elena Garrido deu início ao Diálogo Municipalista 2013. Ela explicou que se trata de uma ação para atualizar sobre as principais dificuldades do movimento municipalista e ouvir os problemas dos municípios de modo a instrumentalizar as ações da CNM. “É também uma oportunidade de trazer informações sobre como a Confederação vem trabalhando e lutando em favor dos municípios em Brasília, sempre em parceria com as diversas associações estaduais, a exemplo da APRECE”.

O prefeito municipal de Quixadá, João Hudson Bezerra Rodrigues, em sua participação fez uma explanação da situação financeira do Município. “A situação não é boa, temos muitas despesas que deveriam ser arcadas pelos governos estadual e federal, mas só sobra para a prefeitura”. João também criticou o desequilíbrio dos repasses do Fundo de Participação dos Município-FPM, “a gente nunca sabe o valor que será enviado ao município”. 

O coordenador de estudos técnicos da CNM, Eduardo Stranz, fez uma apresentação de dados sobre as principais linhas de atuação da Confederação e as grandes demandas municipais que vem sendo priorizadas. Ele falou sobre o Projeto Experiência Municipalista, ITR e ICMS, com Eduardo Stranz. A questão da Iluminação Pública, ficou a cardo de Marco Regulatório da Mineração e Despesas de Pessoal da CNM e outros temas de interesse dos municípios foram abordados por Elena Garrido. Foram mostradas, ainda, as iniciativas desenvolvidas pela CNM na área de tecnologia, como as ferramentas de gestão pública Urbem, CidadeCompras e Site Municipal. O encontro contou também com a participação da representante titular do Nordeste na CNM e ex-presidente da Aprece, Eliene Brasileiro.

Estiveram presentes os prefeitos da região: Ibicuitinga, José Edmilson Gomes (Deca); Choró, Antônio Mendes-Dê; Ibaretama, Eliria Maria, Piquet Carneiro, Expedito José do Nascimento; Itatira, Antônio Almir Bié da Silva.


Assessoria de Comunicação da Prefeitura

0 comentários:

Postar um comentário