Policlínica de Quixadá será inaugurada em novembro


O governador Cid Gomes e o secretário da Saúde, Ciro Gomes, se reuniram nesta quarta-feira (08) com 10 prefeitos da microrregião de Quixadá para definir a gestão partilhada da Policlínica Regional que atenderá a população local. A unidade será inaugurada no início de novembro e terá capacidade de realizar mais de quatro mil consultas e mais de seis mil exames por mês.

"A Policlínica de Quixadá, além de contar com profissionais especializados, evitará que a população da região tenha que se deslocar até Fortaleza para realizar exames específicos", afirmou o governador Cid Gomes. "É um equipamento que agrega qualidade à rede de saúde pública que vem sendo montada no Ceará, com interiorização de todos os serviços e que vem se tornando referência para o país", completou Ciro Gomes.

A gestão e o custeio da unidade serão partilhados entre o Governo do Estado e as prefeituras municipais que compõem a microrregião. De acordo com os gestores municipais, a Policlínica mais perto da população fará com que mais pessoas busquem atendimento especializado e fortaleçam o sistema de saúde.

O Governo do Estado quer, com a Policlínica, ampliar o acesso aos especialistas e a exames na própria região onde as pessoas moram, evitando transferências para a capital. Na Policlínica Regional em Quixadá, a população dos 10 municípios que integram a 8º Região de Saúde - Quixadá, Quixeramobim, Ibaretama, Ibicuitinga, Pedra Branca, Solonópole, Banabuiú, Choró, Milhã e Senador Pompeu - terá acesso a exames complexos perto de casa que até agora, na rede pública, eram realizados somente em hospitais da capital. É o caso da tomografia computadorizada. Com a inauguração da Policlínica, a tomografia será realizada gratuitamente na própria região. Em relação aos especialistas a população passará a ser atendida em 13 especialidades médicas: neurologia, endocrinologia, angiologia, clínica médica, cirurgia, gineco-obstetrícia, traumato-ortopedia, cardiologia, gastroenterologia, mastologia, otorrinolaringologia, oftalmologia e urologia.

Na Policlínica Regional em Quixadá foram investidos R$12.120.762,98, recursos do Tesouro do Estado e de financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). No interior do Estado há 10 policlínicas regionais construídas pelo Governo do Estado em pleno funcionamento em Acaraú, Camocim, Baturité, Tauá, Aracati, Pacajus, Brejo Santo, Itapipoca, Sobral e Campos Sales. Há outras nove em fase final de construção. No total, são 22 policlínicas que fazem parte da nova rede de assistência à saúde em construção pelo governo do Estado.

Assessoria de Comunicação da Sesa

0 comentários:

Postar um comentário