CADSUS MULTIPLATAFORMA


É o Sistema do Ministério da Saúde que cria o CNS (Cartão Nacional de Saúde). O objetivo do CNS (Cartão Nacional de Saúde) é facilitar o atendimento, possibilitando uma identificação mais rápida do paciente, a marcação de consultas e exames, e o acesso aos medicamentos de alto custo fornecidos pela rede do SUS (Sistema Único de Saúde) entregues na Secretaria de Saúde do Município. Este Sistema começa com o Cadastro das Famílias, que é realizado pelo ACS (Agente Comunitário de Saúde) que cadastra a residência e a família. Depois de realizado este cadastro o ACS o leva a Secretaria de Saúde/setor CADSUS, onde o mesmo é corrigido e digitado no Sistema, daí vem o número criado para os pacientes.

Vale ressaltar que este Sistema foi implantado no ano de 2002 e somente na gestão anterior, foi dado o devido valor pelo trabalho dos ACS, conseguindo computadores e profissionais para a evolução do Sistema. Temos cadastrados em nossa base municipal 60% da população do município, tendo em vista que, quando os trabalhos foram iniciados ainda na gestão anterior, só tínhamos 2%.

Nesta gestão foi um compromisso da Dra. Aída Magalhães, Secretária de Saúde, que diante do Conselho Municipal de Saúde comprometeu-se a comprar uma impressora de alta resolutividade para a emissão de todos os cartões já digitados e entregá-los aos Agentes Comunitários de Saúde para que os mesmos distribuam em suas áreas de trabalho.

Devemos então ficar sabendo que através do Cadastro que é realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde, você receberá em sua residência o seu Cartão. Todavia, sabemos que é impossível imprimir todos os cartões de uma só vez, pois temos 173 Agentes e uma população de mais de 83.000(Oitenta e Três mil) habitantes no município, por este motivo vimos a necessidade de acelerarmos a entrega do Cartão e abrimos uma Central de Atendimento aos pacientes que necessitam do mesmo com urgência.

LOCAL DE ATENDIMENTO: Secretaria de Saúde de Quixadá
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:
RG(Documento de Identidade;
CPF;
Certidão de Nascimento ou Casamento;
Comprovante de Residência.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
MANHÃ- 07:30 às 11:30 hrs
TARDE-13:30 às 17:00 hrs
De Segunda à Quinta-Feira
Sexta-Feira- 07:30 às 13:00 hrs

Esclarecemos que mesmo recebendo o CNS(Cartão Nacional de Saúde) na Secretaria de Saúde você deverá procurar seu Agente Comunitário de Saúde para a realização do cadastro de sua residência e seus moradores, fazendo com isso, a validação de seu CNS(Cartão Nacional de Saúde).

Se você não conhece o seu Agente Comunitário de Saúde, procure conhecê-lo, pergunte aos seus vizinhos, se informe, eles tem uma área de trabalho extensa, na qual estão atuantes, e a prova de seu trabalho é que os cadastros estão chegando na Secretaria de Saúde e o Cartão Nacional de Saúde) está sendo entregue em suas respectivas áreas de trabalho.

Sabendo da necessidade dos pacientes e do compromisso com o trabalho dos Agentes de Saúde vimos através deste, informar que se você fez seu Cadastro, não importa o tempo, você receberá seu Cartão, e em caso de urgência, dirija-se a Secretaria de Saúde, levando a documentação necessária. No caso se Área Descoberta por ACS (Agente Comunitário de Saúde), procure a sua Unidade Básica de Saúde e receba as orientações da equipe.


Assessoria da Secretaria de Saúde de Quixadá

0 comentários:

Postar um comentário