PROJETO ESCOLINHA DE FUTEBOL ESPORTE CLUBE ASA BRANCA



O projeto foi apresentado a Secretaria de Esporte e Juventude, LEIA ABAIXO TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO.


“A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendo dever da família, da comunidade, dar com absoluta prioridade a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.

(BRASÍLIA, Congresso Nacional: Estatuto da Criança e do Adolescente, 1995)

ÍNDICE
1. SÍNTESE 
2. JUSTIFICATIVA 
3. OBJETIVO GERAL 
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
5. OPERACIONALIZAÇÃO 
6. HORÁRIO 
7. RESPONSÁVEL TÉCNICO 
8. MATERIAL A SER UTILIZADO 
9. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO 
10.DICAS DA ESCOLINHA 


1. SÍNTESE

A falta de oportunidade no mercado formal de trabalho, a disparidade socioeconômica entre as diversas camadas da sociedade e o desordenado crescimento populacional é apontada como geradores do desequilíbrio social, trazendo consequências como o aumento da violência, da criminalidade e do sentimento de insegurança por parte da sociedade. Esses fatores atingem especificamente crianças e adolescentes e, diante disso, torna-se necessário buscar alternativas para diminuir ou até mesmo evitar o envolvimento desse contingente com a criminalidade. Uma delas é o desenvolvimento de projetos que favorecem atividades ocupacionais de cunho educativo, esportivo, lúdico, cultural e profissionalizante. O desenvolvimento das atividades de esporte e lazer são, comprovadamente, instrumentos efetivos para a melhoria da qualidade de vida, da afirmação da autoestima, do bem-estar, da saúde e para a integração social da população. O Projeto ESCOLINHA DE FUTEBOL visa contribuir no desenvolvimento intelectual e físico das crianças do Município de Quixadá – CE, criando condições para a melhoria da qualidade de vida e o estimulo ao convívio social e coletivo, buscando assim resgatar valores esquecidos, construindo cidadãos conscientes de seu papel na sociedade, tendo conhecimento de seus deveres e direitos.
Já se identificou hoje que o esporte é um instrumento eficaz e competente como fator de desenvolvimento humano, dispondo de vários benefícios, tanto para indivíduos como para a coletividade. 
É importante mudar o conceito sobre o papel que a atividade esportiva e de lazer desempenham em nossas vidas. Trata-se de quebrar mitos e preconceitos e de assegurar maior transparência e participação popular no processo de gestão esportiva e de lazer.
Através deste, tanto a criança quanto a comunidade se fortalecerão, dando-lhes subsídios para que ela possa por si mesma transformar a sua realidade.

2. JUSTIFICATIVA

A educação é base do equilíbrio social e da cidadania. A formação dos cidadãos começa na infância e precisa ser bem orientada para que se desenvolvam na adolescência e juventude se solidificando assim na fase adulta. Portanto, as iniciativas sociais que buscam oferecer oportunidades e experiências positivas e saudáveis às pessoas são consideradas prioritárias em muitos países, inclusive no Brasil.
Entre as camadas sociais menos favorecidas, as dificuldades na formação do cidadão se potencializam, em virtude da falta de oportunidades, da discriminação e de outros fatores.
O esporte é um direito de todos assegurado pela própria Constituição Federal, mas pode ser, também, e é um verdadeiro programa social, se constituindo em importante ferramenta na educação e socialização das crianças, a partir do momento em que auxilia no seu desenvolvimento integral, físico e emocional, e na construção de seus valores éticos e morais. Com isso, os princípios fundamentais do esporte são ampliados da esfera esportiva à social, satisfazendo as necessidades de diversão, movimento e integração das crianças, fazendo com que estabeleçam laços afetivos espontâneos e indissolúveis ao longo das suas vidas.

3. OBJETIVO GERAL

O projeto visa, através do esporte, auxiliar as crianças e jovens na sua formação, integração e construção da cidadania, auxiliando na inclusão social como elemento aglutinador e eficiente meio de prevenção à marginalização, às drogas e à violência, se constituindo em um fator de incentivo aos estudos e à redução da evasão escolar.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Promover o incentivo ao desenvolvimento do esporte amador nas comunidades de baixa renda, em especial junto às crianças, auxiliando no resgate da identidade e autoestima de cada um.
- Incentivar o futebol como alternativa às drogas e tempos ociosos, estimulando à vida saudável e prevenção de doenças;

- Estimular o trabalho em grupo e a convivência comunitária.

5. OPERACIONALIZAÇÃO

Critério de aluno para participar do projeto: estar devidamente matriculado na escola e no projeto, apresentar atestado médico e ter de 09 a 17 anos.
Pré-estabelecemos ao matriculado que haverá um acompanhamento das notas (o aluno deverá ter no mínimo média 6,0) e presença escolar para que possa frequentar as aulas, incentivando-o no desenvolvimento escolar, além de gerar a oportunidade de descobrirem suas habilidades de forma divertida e, futuramente, como opção de trabalho.
6. HORÁRIO
SÁBADOS:

Idade: 09 à 12 anos – Horário: das 07:00 às 08:30 horas.
Idade: 13 à 17 anos – Horário: das 08:30 às 11:00 horas.


7. RESPONSÁVEL TÉCNICO

Niepce Feliciano - Acadêmico de Educação Física 


8. MATERIAL A SER UTILIZADO
- Material informativo: vídeos, textos, slides etc.;
- Material pedagógico: bolas, cones, cordas, coletes, colchões, estacas, entre outros, bem como aqueles que serão construídos pelos alunos.
9. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO

- Autorização dos pais, através da "Ficha de Inscrição”, anexo duas fotos 3x4 para emissão da carteirinha de identificação do aluno;
- Atestado Médico.

10. DICAS DA ESCOLINHA

- Respeite todos os seus semelhantes indistintamente;
- Respeite a Natureza;
- Nunca use drogas;
- Nunca beba bebida alcoólica;
- Procure dormir pelo menos 8 horas por dia;
- Evite refrigerante, prefira água e sucos naturais;
- Evite falar palavrões;
- Em qualquer circunstância, cumprimente o adversário;
- Honre sempre a camisa que está vestindo;
- Dê o máximo de si na escola, estude sempre;
- Procure se alimentar de forma balanceada;
- Ouça sempre o que os mais experientes têm a dizer;
- Procure tomar pelo menos 8 copos de água por dia;

“CRAQUE NA BOLA; CRAQUE NA ESCOLA;
LIVRO NA MÃO; BOLA NO PÉ”.

Escolinha Esporte Clube Asa Branca
Contato: Niepce Feliciano (088) 34455023
Acesse o perfil da ACERC no Facebook

0 comentários:

Postar um comentário