ESTELIONATO > Produtores culturais de Quixadá denunciam suplente de vereador

O suplente de vereador pelo Partido dos Trabalhadores de Quixadá, Italo Beethoven(primeiro a esquerda na foto ao lado), está sendo acusado por produtores culturais de Quixadá, no sertão central cearense, de estelionato.
Segundo as pessoas que faziam parte da direção da Unimasc, União Musical Alternativa do Sertão Central, em 2011, Italo Beethoven estruturou a Casa da Juventude em Quixadá, casa que funcionava como ponto cultural dando espaço a grupos de vários segmentos utilizarem para ensaios e reuniões.
Na ocasião o suplente de vereador propôs á UNIMASC que ocupasse um dos espaços da casa estruturando o Estudio Popular Unimasc – um projeto da UNIMASC que estava sem funcionamento por falta de espaço adequado na cidade.
Ainda de acordo com a direção da instituição a época, poucos meses depois, o Italo solicita a Presidente da UNIMASC que a instituição seja proponente/agenciadora do Projeto FESTIVAL DA JUVENTUDE, pois ele precisava de uma instituição que não tivesse inadimplente, que pudesse assinar o convenio com o Banco do Nordeste e receber o recurso no valor de R$ 39.968,00 que segundo ele algumas ‘amizades’ já tinham viabilizado para que o projeto fosse aprovado.
A presidente da UNIMASC na época, Edna Leticia Uchoa, conversou com a diretoria que concordou, não vendo problema algum uma vez que o Ítalo se dizia parceiro e confiável.
A Presidente, juntamente com o Tesoureiro, na época Carlos Weiber, foram ao BNB de Quixadá abrir a conta do projeto, assinar documentos e fazer todos os trâmites para que o recurso entrasse na conta, no dia 22 de Setembro de 2011 o recurso ficou disponível na conta, então a Presidente Edna Leticia e o Tesoureiro Carlos Weiber foram ao BNB sacaram todo o dinheiro – levando em consideração ser poucos dias do início do evento e que os bancos estavam todos entrando em greve – na ocasião o Italo pediu que fosse retirado folhas de cheque da conta pessoa jurídica da UNIMASC que é também na agencia BNB, pois iria entrar um outro recurso nesta mesma conta proveniente de outros apoiadores e como o banco estaria em greve, então ele faria o pagamento em cheque.
Assim os dirigentes da UNIMASC fizeram, entregaram todo o dinheiro ao Italo Beethoven e as folhas de cheques em branco e assinado pela presidente e o tesoureiro.
Passou-se o evento e, semanas depois, a presidente e o tesoureiro tomaram conhecimento de que o Italo Bethoven não tinha pagado nem 20% dos músicos que tocaram no evento, nem os produtores, nem outros serviços como transporte, gráfica etc. e que tinha soltado todos os cheques sem fundo prejudicando totalmente a instituição perante o BNB e perante as pessoas que receberam cheques sem fundo que afinal eram assinados pela Edna Leticia e o Carlos Weiber.
Quando a diretoria da UNIMASC o procurava para que ele resolvesse ele dizia que estava aguardando um recurso do Ministério para resolver e que o BNB ainda devia uma ultima parcela do patrocínio e que as pessoas esperassem. Houveram várias conversas com o suplente de vereador, contudo, até hoje dois anos depois, o problema ainda persiste, ou seja, nem pagou as pessoas e nem prestou conta do recurso recebido, impossibilitando, inclusive, a instituição de firmar qualquer convênio ou receber qualquer recurso.
De acordo com informações pelo menos umas 08 pessoas foram lesadas diretamente, bem como em torno de outras 40 pessoas que ele tenha dívidas somente proveniente deste evento.
Depois de quase dois anos de espera pela regulamentação desta situação e sem êxito algum, algumas das pessoas lesadas foram a delegacia regional de policia civil de Quixadá e fizeram um B.O. (fotos abaixo) e estão mobilizando uma ação judicial contra o Ítalo Beethoven.
Procurado por nossa reportagem o suplente de vereador Ítalo Beethoven(PT) reconheceu que houve problemas na execução do evento, disse que alguns parceiros não pagaram o patrocínio combinado, contudo afirmou que não teria nenhum documento acerca do que foi combinado pelos seus parceiros. “Nós colocamos os cheques como garantia para os prestadores de serviços, como nós tínhamos uma expectativa de um recebimento, infelizmente os outros recursos não se efetivaram”. disse Ítalo Beethoven.
O atual presidente da UNIMASC, Cleyton de Paula, disse que “o descaso do Sr. Ítalo Beethoveen com relação a esse fato é o mais revoltante. São 2 anos esperando ele tomar alguma atitude. Buscar soluções. Hoje, a ONG UNIMASC, que surgiu em 2005 com o intuito de ajudar os músicos do cenário alternativo da região, encontra-se prejudicada perante a outras instituições, tal como o BNB. Porque ele realizou esse projeto, movimentou quase 40 mil reais e não prestou conta com o banco, muito menos efetuou pagamentos de alguns serviços: Ou seja, nos enganou.”
“Acreditamos que ele usou de má fé o nosso nome. Pois durante esses 02 anos em momento algum tomou atitude para buscar solução. Pelo contrário, simplesmente deu as costas. E são várias pessoas testemunhas disso. Temos bandas, produtores e prestadores de serviços que até hoje não receberam 1 centavo.” Completou o atual presidente.
Os músicos de Quixadá, que com muito trabalho e esforço conseguiram montar uma entidade de apoio esperam que o problema seja resolvido o mais rápido possível, pois eles desejam construir novas parcerias para desenvolver os talentos locais.

VEJA  B.O

0 comentários:

Postar um comentário