Quixadá - Morte de carnaúbas preocupa gestão

Secretaria de Educação e Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente realizaram nestes últimos dois sábados, 15 e 22 de maio, mais uma etapa da campanha Salve uma Carnaúba.


A iniciativa aconteceu nos arredores das terras conhecidas, como Fazenda Barra Nova, nas proximidades da zona urbana de Quixadá.

A campanha já visitou os distritos de São João dos Queiroz e Várzea da Onça. “Nossa perspectiva é visitar todos os distritos e regiões que estejam com o mesmo problema.” Destacou o coordenador de meio ambiente da Secretaria de Educação, José Carlos.
A adesão a essa campanha vem se fortalecendo a cada etapa, além de estudantes, professores e técnicos, outras secretarias e entidades, como, a Coordenadoria de Mulheres e SINTACE– Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Estado do Ceará se envolveram nessa importante iniciativa.

O Coordenador Executivo da SEDUMA, Italo Beethoven, enfatiza que é fundamental o envolvimento da comunidade e dos movimentos organizados nessa campanha. “O meio ambiente é de todos nós. Seu uso e seu cuidado também. Nossa secretaria, mais uma vez, demonstra seu compromisso com causas importantes para o bem estar de nossa cidade.” Na oportunidade o coordenador reforçou que o Secretário Joaquim Gomes, assim como a Secretaria Lígia Saraiva, Meio Ambiente e Educação, têm consolidado estratégias sólidas e em parceria na garantia da qualidade de vida dos Quixadaense.

A morte das carnaúbas em nossa região se dá pela invasão de espécies não nativas. Trata-se de uma espécie africana que chegou ao Brasil como planta ornamental. Essa vegetação cresce de forma rápida e, como se trata de uma trepadeira, logo chega à copa da carnaúba deixando-a sem oxigênio e causando sua morte.

O Vice – Prefeito, Airton Buriti, além de estar envolvido diretamente na campanha, em toda sua execução, na oportunidade apresentou importantes questões a cerca da relevância da ação. “Vamos consolidar essa iniciativa como uma ação de governo. Temos certeza que o Prefeito Rômulo comunga com esse sentimento.” Afirmou Airton, um dos entusiastas da iniciativa.

Vale ressaltar a parceria da Petrobras Bio - Combustíveis e da Coleta Prestadora de Serviços na realização dessas ações tão importantes para o nosso município.
 
(PMQ-SECOM)

0 comentários:

Postar um comentário