Técnicos constatam infiltrações no Açude do Cedro, em Quixadá




O centenário Açude do Cedro, localizado em Quixadá, no Sertão Central cearense, foi vistoriado por técnicos do setor de Engenharia do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), para apurar possíveis vazamentos que poderiam comprometer a estrutura. A denúncia foi feita pelo Jornal Alerta Geral na edição do dia 21 de janeiro, através do correspondente Herley Nunes.

Os técnicos Francisco Orinaldo de Oliveira e Assis Teles estiveram na terra dos monólitos e constataram as infiltrações e conferiram as fissuras entre as rochas transformadas em tijolos. Atribuíram o problema à dilatação e contração do material rochoso, afetado pela incidência dos raios solares. Entretanto, os especialistas afirmaram que a avaliação ainda é preliminar, já que somente após a realização de uma operação de manutenção será possível detectar se há comprometimento real da estrutura.

Construído em 1906, o reservatório é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN) e por isso qualquer serviço precisa da aprovação do órgão. O laudo solicitando os reparos na barragem e na engrenagem da comporta de controle de vazão será apresentado na próxima semana, mas ainda sem data definida.


FONTE:Ceará Agora

0 comentários:

Postar um comentário